Nacional
Excluído de Casados à Primeira Vista dois dias antes de casar

Bruno Miguel diz que seria o verdadeiro noivo de Liliana

Sáb, 19/10/2019 - 21:30

Bruno Miguel tem 34 anos e um grande sonho: encontrar um amor para a vida toda. Tentou a sorte no programa da SIC, Casados à Primeira Vista, mas acabou «completamente arrasado». Conheça a história do homem que poderia ter sido o noivo de Liliana

«Candidatei-me ao Casados à Primeira Vista, fui passando as várias fases de seleção. Foram sete ou oito, salvo erro. A última foi em junho, em Óbidos. Foi quando reuni com os especialistas, no meu caso, com o Alexandre Machado, que disse que tinha encontrado um match para mim.»

Assim começa a história de Bruno Miguel Silva. O diretor de recursos humanos, de 34 anos, natural de Lisboa, queria encontrar a mulher perfeita e decidiu inscrever-se em Casados à Primeira Vista, o programa da SIC que casa desconhecidos, tentando formar os pares ideias. 

«A candidatura foi enviada em março e participei em tudo. Acaba por ser irónico, mas no vídeo promocional do programa, a pessoa que aparece a fazer o exame neurológico sou exatamente eu. Eles cessaram o contrato comigo, mas eu apareço.»

Em entrevista à Nova Gente, Bruno conta-nos que desde que enviou a candidatura em março até junho deste ano, tudo correu dentro da normalidade do programa. Fez os testes, arranjaram-lhe um par, contou a todos que ia casar com uma desconhecida. Mas a dois dias do suposto casamento foi excluído do formato. 

«Disseram que tinha noiva em junho, o casamento seria em julho, a dois dias de subir ao altar, disseram-me que não ia casar. Ligou-me o Rui Ávila, que é o diretor da Shine [produtora do programa] e disse que não iam avançar com a minha candidatura», recorda.

Contactada por nós, a produtora do programa confirma que Bruno Miguel «foi seleccionado na fase inicial de casting», mas que acabou por ser excluído devido à informação que constava num dos documentos entregues pelo candidato, «que referia uma situação que não se coadunava com tudo o que tinha sido falado e desenvolvido até então e com as regras do programa».

Noiva seria a Liliana, a mulher que deu o nó com Pedro

Bruno Miguel Silva afirma que já sabia, inclusive, com quem iria casar. Antes de subir ao altar, o diretor de recursos humanos conta-nos que a produção lhe mostrou uma fotografia da noiva. Coincidentemente, essa noiva era Liliana Oliveira, a mulher que Portugal inteiro viu a casar com Pedro Pé-Curto.  

«A noiva que me disseram que seria a minha está no programa e já foi apresentada. Era a Liliana.»

«Mostrarem-me foi uma exceção. Partiu deles revelarem a fotografia da noiva. Daquilo que entendei, eles queriam fazer de mim um concorrente polémico, porque soube de coisas que acho que mais nenhum casal soube», explica ao nosso site.  

«Eu sabia onde é que ia ser a minha lua-de-mel, onde ia ser o casamento, soube quem era a noiva através da fotografia. Soube de várias coisas que acho que os outros concorrentes não souberam.» Praticante de surf e amante de desportos radicais, Bruno Miguel revela, inclusive, que o casamento na paisagem de sonho em Tróia estava destinado a ele. «Aquilo que se passou no casamento da Liliana seria comigo. Como eu faço surf e desportos radicais, o casamento seria na praia», acrescenta. 

O concorrente já tinha o presente para dar a Liliana pensado: «O presente que eu ia dar à noiva era um aquário para, quando viéssemos de lua-de-mel e fôssemos viver juntos, irmos comprar os nossos peixes para termos a conexão com o mar».

Apesar destas certezas de Bruno Miguel, a Shine Iberia conta outra história. «O possível match para este participante não era nenhuma das participantes desta temporada», garante a produtora em comunicado. 

«Foi uma grande desilusão»

Quando achou que tudo estava encaminhado e que ia finalmente realizar o sonho de dizer «sim, aceito» à mulher, alegadamente, ideal, Bruno soube que nada iria avançar e a razão para a exclusão nunca foi descoberta. 

«Foi uma grande desilusão. A dois dias… Já tinha ido ao Porto fazer as provas dos fatos e tudo. Eu tenho um feitio um bocado vincado e era isso que eles queriam. Como começámos a entrar em contradições, foi uma bola de neve e acabou por cessar dois dias antes», justifica.

Uma das possíveis razões foi o facto de não conseguir garantir convidados na cerimónia. «Disseram-me numa segunda-feira que até quinta-feira tinha de arranjar os convidados para esse dia. Em três dias é difícil, as pessoas trabalham e têm férias programadas. Na altura, falei com o Rui e disse que não estava de acordo em relação à data.»

Acresce um acidente de mota durante as gravações e algumas incompatibilidades. 

Bruno sofre acidente de mota durante as gravações

«Por causa dos desportos radicais, pediram que andasse de moto 4 nas gravações e tive um acidente. Fiquei aleijado, não me deixaram ir ao hospital. Estive quase uma semana que não conseguia mexer a perna. A mota ficou virada ao contrário e caiu-me em cima», afirma.

Tudo aconteceu quando gravavam o vídeo de apresentação do candidato, que acabou por recorrer ao um amigo enfermeiro que o ajudou. 
«Eu quis ir para casa porque não aguentava com dores e disseram-me que não. A minha sorte foi que a sair fui tentar jogar ténis, também para as gravações, e o amigo que foi comigo é enfermeiro. Conseguiu pôr-me um spray e uma ligadura para aliviar.»

A razão para a exclusão acabou por nunca ser apresentada ao noivo que nunca o chegou a ser. 

«Eu acho que foi por causa do acidente. E também por uma constante de situações desagradáveis. A questão de eu não mostrar vontade para gravar por estar cheio de dores. Ir para aqui ou ir ali para gravar situações. Todo esse conjunto de situações levou à cessação do contrato», relata. 

Apesar da desilusão, Bruno Miguel Silva estava consciente do contrato que tinha assinado.  Numa das cláusulas do documento, a produtora Shine refere que a cessação do contrato pode ser feita com qualquer concorrente do programa, a qualquer momento, sem ser obrigada a apresentar justificações. 

«Pedi que me enviassem uma carta a informar a cessação e enviaram. Mas existe uma cláusula no contrato em que dizem que podem desvincular qualquer concorrente em qualquer altura, sem dar qualquer tipo de justificação. Foi com base nessa cláusula que puderam rescindir o contrato. Depois puseram o Pedro para me substituir», finda.

Produtora esclarece o motivo de ter dispensado Bruno

A Nova Gente entrou em contacto com a Shine Iberia, de modo a obter esclarecimentos sobre o assunto em questão. A produtora de Casados à Primeira Vista explicou-nos, em comunicado, o motivo da dispensa de Bruno.

«O candidato a participante no Casados à Primeira Vista - 2.ª temporada, Bruno Miguel, foi seleccionado na fase inicial de casting do programa pela equipa de castings da ShineIberia Portugal. Quando foi solicitado o envio de registo criminal, recebemos por e-mail uma cópia do respectivo certificado, que não dava conta de quaisquer antecedentes criminais. Obtivemos por outro lado o despiste de DST negativo e, assim sendo, os especialistas ou técnicos da produção prosseguiram o seu trabalho e localizaram um possível match compatível.

Foi então agendado o casamento e lua-de-mel, assim como realizadas as gravações de apresentação do referido candidato. Sucede que é exigido, nesta produção, a entrega do Certificado do Registo Criminal, na versão original, e foi aí que fomos surpreendidos com outro documento que referia uma situação que não se coadunava com tudo o que tinha sido falado e desenvolvido até então e com as regras do programa. Foi decisão da Shine a exclusão deste candidato a participante atendendo à informação constante no referido documento. Tal decisão foi comunicada por escrito ao candidato e foram canceladas todas as marcações já feitas. Decidiu-se ainda que não acionaríamos a cláusula de indemnização defendida em contrato e correspondente aos gastos tidos com as gravações já realizadas e outros custos já contratados com a cerimónia de casamento e copo-de-agua, assim como com a lua-de-mel. Essa foi a decisão da Shine nessa altura.

Mais informamos que o possível match para este participante não era nenhuma das participantes desta temporada e que a visada foi informada da nossa decisão, pela salvaguarda que nos cumpre assegurar neste tipo de situações. 

A Produção Executiva»

 

Texto: Mariana de Almeida com Inês Marques Fernandes; Fotos: Paula Alveno e DR

Siga a Nova Gente no Instagram