Documento
Estrias na gravidez

As dicas de uma especialista para que se possa prevenir

Sáb, 22/02/2020 - 13:56

Quando a pele começa a estirar de forma muito brusca, se a mesma não tem uma boa hidratação é possível que apareçam então as ditas estrias, porque a pele vai esticar acima dos seus limites e então as fibras dão de si. Visualmente aparecem, nestes casos, as estrias

A enfermeira Carmen Ferreira, autora do site Bebé Saudável, dá algumas dicas sobre estrias que não pode mesmo deixar de ler. Veja o texto na íntegra, em baixo.

Estrias… aquelas marcas de guerra que muitas de nós temos na gravidez e por vezes no pós-parto!

Como sabem, nem todas as mulheres têm esta alteração na sua pele e não é porque venderam a alma ao diabo ou porque estão no grupo de mães e puseram farinha maizena em tudo…

Não! Depende muito da elasticidade da pele de cada mulher.

Como aparecem as estrias?

Quando a pele começa a estirar de forma muito brusca, se a mesma não tem uma boa hidratação é possível que apareçam então as ditas estrias, porque a pele vai esticar acima dos seus limites e então as fibras dão de si. Visualmente aparecem, nestes casos, as estrias.

Claro que temos hormonas para nos ajudar a que a pele não sofra tanto com este estiramento. Contudo, em senhoras que aumentam (ou perderam no pó-parto) muito de peso, ou cuja barriga cresceu (ou diminuiu!) abruptamente, esta situação pode ser mais comum.

Como é que posso prevenir?

Com uma alimentação equilibrada, rica em alimentos com proteína, vitamina C e… água! Precisam de hidratação de dentro para fora!

Também com a prática de exercício para ajudar a controlar a evolução do peso… Estes são dois aliados que ajudam a diminuir o aparecimento de estrias na pele.

«Vi um creme XPTO nas televendas que faz milagres…»

Ainda não está descrita a evidência dos cremes anti-estrias. Contudo, como hidratam a pele, podem ser um excelente aliado para as meninas! Deixo a sugestão do óleo à base de rosa mosqueta que ajuda na hidratação intensa da pele, evitando estes estiramentos bruscos.

«E aquele suplemento mega que a celebridade toma?»

O melhor suplemento é mesmo a água, mas não tem código promocional…

Atenção à suplementação na gravidez e pós-parto pois nem sempre é compatível! E a estrela do Instagram não sabe se é indicada para vocês…

Se necessário, a ingestão de sílicio orgânico é ótimo para ajudar na elasticidade da pele, sendo compatível com a gravidez.

Em relação ao suplemento de colagénio, a maioria pode ser consumido na gravidez e pós-parto, mas também não há evidência cientifica do seu efeito nesta fase.

Tomem nota: os cuidados da pele devem ser feitos desde o início da gravidez, tipo desde o teste de urina! E mantidos até ao pós-parto, porque não só na gravidez a mulher pode estriar a pele , também após o parto pode acontecer!

Em casos de estrias que permaneceram, é aconselhável pedirem observação do dermatologista para identificarem o melhor tratamento. Se forem tratadas atempadamente, as estrias podem ser revertidas ou até visualmente ficarem mais discretas! Não deixem passar muito tempo para cuidarem de vocês!

Texto: Enfermeira Carmen Ferreira, autora do site Bebé Saudável

Siga a Nova Gente no Instagram