Nacional
Estrelas Da Rtp

Ordenados milionários

Qui, 27/10/2011 - 11:50

O governo anunciou medidas de austeridade para os funcionários públicos, mas algumas das estrelas do canal público de televisão continuam a auferir ordenados de muitos milhares de euros.

Grandes estrelas da RTP levam para casa, todos os meses, quase 200 mil euros.

A revelação pública dos ordenados milionários de alguns apresentadores e jornalistas, feita esta semana pela revista Focus, está a causar mal-estar entre os trabalhadores da estação pública, principalmente depois das medidas anunciadas pelo governo, que preveem a reestruturação da empresa, através, por exemplo, do despedimento de 300 funcionários.

Catarina Furtado, que apresenta atualmente o programa Voz de Portugal, é a mais bem paga do canal, com um salário de 30 mil euros, mas José Carlos Malato e Fernando Mendes não lhe ficam atrás, recebendo cerca de 20 mil. A área do entretenimento é onde os ordenados são mais chorudos: Jorge Gabriel recebe 18 mil euros; João Baião e Sílvia Alberto 15 mil euros; Sónia Araújo 14 mil; Tânia Ribas de Oliveira 10 mil. Quanto à informação, o diretor Nuno Santos leva para casa 14 mil euros todos os meses, José Rodrigues dos Santos 13 mil; a apresentadora de Prós e Contras, Fátima Campos Ferreira, aufere 10 mil; mas o marido de Júlia Pinheiro, Rui Pêgo, "só" recebe 8 mil.

Por enquanto, estes funcionários da estação pública estão protegidos por contratos individuais de trabalho, mas quando estes se aproximarem do fim, o governo já deu indicação para que estes valores sejam revistos em baixo.

Siga a Nova Gente no Instagram