Nacional
Estado de Emergência

As imagens impressionantes das ruas de Lisboa e Porto completamente vazias

Sex, 20/03/2020 - 16:26

O estado de emergência imposto em Portugal há dois dias está a ser levado a sério pelos portugueses. A NOVA GENTE mostra-lhe as imagens das ruas de Porto e Lisboa completamente vazias

O coronavírus está a atingir Lisboa e Porto, as duas maiores cidades de Portugal. E o estado de emergência imposto em Portugal há dois dias está a ser levado a sério pelos portugueses. A NOVA GENTE mostra-lhe as imagens das ruas completamente vazias. 

Os locais emblemáticos de ambas as cidades, que há menos de uma semana estavam apinhados de pessoas estão agora desertos. Nas vias, apenas se veem forças de segurança no desempenho das suas funções e um ou outro transeunte, que saiu para passear o seu animal de estimação.

Nos próximos dias, este quadro desolador deverá manter-se, até que a pandemia de Covid-19, ainda numa fase ascendente, seja controlada. 

Depois da tragédia que se abateu e abate sobre países como a vizinha Espanha e Itália, Portugal tenta que o cenário apocalíptico daqueles países, onde só na Itália já morreram mais de 400 pessoas num dia, por causa da doença, não se repita. 

Coronavírus em Portugal

São já 1020 os casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus Covid-19, em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), desta sexta-feira, 20 de março. Seis mortos, mais tres do que ontem. Registam-se ainda cinco casos recuperados (mais 2 do que ontem) e 9008 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O número total de infetados subiu para , mais 235 em relação a esta quinta-feira, uma subida que representa um aumento de 30% em relação aos dados de quinta-feira.

Portugal já registou a primeira morte no concelho de Paços de Ferreira. Um homem de 64 anos, infetado com o novo coronavírus, morreu esta quinta-feira numa unidade hospitalar, onde estava internado.

Fique em casa

Não se esqueça das recomendações dos especialistas: fique em casa e saia apenas para se reabastecer.

Entretanto, multiplicam-se os vídeos sobre o que está a acontecer, muitos deles com uma mensagem de esperança, como este:

Texto: Luís Correia; Fotos: João Manuel Ribeor (Porto) e Zito Colaço (Lisboa)

Siga a Nova Gente no Instagram