Documento
Esta noite vai deitar-se mais tarde

Eclipse lunar e uma lua sangrenta marcam esta madrugada

Dom, 20/01/2019 - 18:50

Na madrugada desta segunda-feira vai ocorrer um eclipse lunar e vai ser possível ver apartir de Portugal.

É já nesta madrugada de domingo para segunda-feira que vai puder assistir ao primeir eclipse lunar de 2019. No entanto, se quiser realmente assistir a este fenómeno vai ter duas hipóteses: ou faz noitada e aguenta acordada até às três da manhã, ou então vai acordar mais cedo e colocar o despertador para esta hora.

É a partir das três e meia da manhã, hora de Lisboa, que a lua se começará a esconder na sombra projetada pela Terra para o Espaço, fenómeno este que só termina por volta das seis e cinquenta da manhã, quando a lua ficar totalmente destapada.

A lua vai ficar totalmente eclipsada num período compreendido entre as quatro e quarenta e um da manhã e as cinco e quarenta e quatro, altura em que começa, de forma progressiva, a sair da sombra da Terra.

O eclipse que ocorre esta segunda-feira, 21 de janeiro, tem a particularidade de ser um eclipse total de uma 'super lua', uma vez que em fase de Lua Cheia, esta aparenta ser maior (na sua aproximação à Terra) levando a querer que está mais próxima do que parece.

Durante o eclipse, a lua fica normalmente vermelha porque a luz do sol atravessa a atmosfera da Terra durante o pôr e o nascer do sol, e a sua luz é refletida na lua.

Saiba mais sobre esta 'super lua' e descubra locais onde poderá assistir a este fenómeno 'de outro mundo' em www.impala.pt

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais; Fotos: DR

Siga a Nova Gente no Instagram