Saúde e Beleza
Especial Natal

Consoada saudável

Seg, 29/11/2010 - 17:11

É uma época em que não deve haver restrições, mas é preciso escolher os produtos certos. Saiba quais...

Que o nosso corpo é reflexo do que comemos, não é novidade para ninguém. O Natal aproxima-se e com ele os quilinhos a mais. É que, tal como em qualquer época festiva, esta passa-se à volta da mesa. Mas engana-se quem pensa que só engorda com o que come na noite de Natal. Os quilos a mais surgem com aquilio que se come ao longo da quadra natalícia. A boa notícia é que há forma de ter um Natal saudável com iguarias à mistura. Basta que saiba escolher o que comer. O nutricionista Custódio César falou à NOVA GENTE e deixa-lhe algumas dicas para este Natal.

1 - O mês dos jantares
O inimigo da balança, não são os dois dias da quadra festiva, é que Dezembro é o mês dos jantares por excelência. Não deixe de participar nestes convívios, antes escolha os pratos saudáveis da ementa.

2 - Não salte refeições
Nos quatro dias que antecedem esta quadra é importante que faça todas as refeições do dia. Desta forma, vai chegar ao Natal com menos fome. Não é aconselhável petiscar enquanto prepara os pratos.

3 - Bacalhau, o fiel amigo
O bacalhau é sempre uma escolha saudável. Assim, o fiel amigo é sem dúvida um dos alimentos que não deve faltar na mesa de Natal. Acompanhe com couves que dão a sensação de saciedade.

4 - Bebidas com moderação
Os refrigerantes devem ser contornados, pois são bebidas muito ricas em açúcar. As bebidas alcoólicas também devem ser ingeridas com muita moderação, já que são igualmente ricas em calorias.

5 - Opte pelo tradicional
As mesas de Natal estão repletas de doces tradicionais, mas o que não falta são os complementos, na maioria das vezes fritos. Opte pelo tradicional e seja imaginativo. Misture vegetais com fruta.

6 - Não às dietas radicais
O emagrecimento rápido sem a prática de exercício físico tem efeitos estéticos indesejáveis, como estrias, flacidez e carência de nutrientes. Tenha cuidado com a alimentação e passe ao lado destas dietas.

Siga a Nova Gente no Instagram