Saúde e Beleza
Envelhecimento

Já é possível reverter o envelhecimento? Conheça o Smart Aging

Sex, 24/01/2020 - 08:00

É com enorme prazer que me dirijo aos leitores do painel de saúde da Nova Gente para falar sobre o Smart Aging/ Medicina Funcional da Up Clinic, onde a palavra-chave é a prevenção.

Artigo de opinião

Por Dra. Ana Rita Victor - Médica cardiologista especializada em Smart Aging na Up Clinic

 

O que é o Smart Aging?

O Smart Aging é uma medicina integrativa/funcional com carácter preventivo que visa também a diminuição dos processos degenerativos das células, consequentemente retardando o envelhecimento e reverter alguns sinais de envelhecimento.

O Smart Aging começa por analisar e detetar quais são esses mesmos fatores através de uma história clínica pormenorizada e, de acordo com essa análise detalhada e individualizada, é delineada uma estratégia em termos de exames complementares a serem pedidos e posteriormente um tratamento personalizado.

Os grandes objetivos são a otimização da saúde e da qualidade de vida – com ênfase em potencializar as capacidades físicas e cognitivas –, e retardar o aparecimento dos processos crónicos e degenerativos, que se originam, naturalmente, com o envelhecimento. É por este motivo que o Smart Aging é uma medicina preventiva.

Como é a consulta de Smart Aging?
A consulta é centrada nos cinco pilares em que assenta a medicina funcional:

- Modulação hormonal 
- Suplementação não hormonal
- Estilos de vida
- Nutrição funcional
- Exercício físico

Qual a importância dos cinco pilares?  
Através deles, dos bons estilos de vida, do exercício físico adequado às necessidades de cada um, da alimentação funcional individualizada, do equilíbrio hormonal e do uso personalizado de  suplementação não hormonal, é possível retardar a inflamação e o stress oxidativo, principais determinantes do envelhecimento celular.

A medicina personalizada é uma prática emergente que utiliza o perfil genético de um indivíduo para orientar decisões na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de determinadas doenças.

Na Up Clinic, ainda na avaliação dos utentes, são incluídos estudos genéticos que podem avaliar o metabolismo lipídico, a resposta aos alimentos (como intolerância à lactose), a metilação, a desintoxicação hepática, a inflamação, o stress oxidativo, a saúde óssea, a resistência à insulina, optimização do peso, suscetibilidade a doenças crónicas, como osteoporose, doenças cardiovasculares diabetes, doenças neurodegenerativas entre outras. 

Quem pode ir à consulta de Smart Aging?
Se pretender ter mais energia ao longo do seu dia, melhorar a qualidade do sono, fazer uma suplementação personalizada de acordo com o seu perfil genético, potenciar as capacidades físicas, cognitivas e prevenir uma série de doenças, como as cardiovasculares, neurodegenerativas, osteodegenerativas, a consulta pode dirigir-se a si.

No que diz respeito à modulação hormonal são testadas variantes genéticas que demonstraram ter um impacto na metabolização dos estrogénios, bem como os seus metabolitos e, como tal, podem ajudar as pessoas a diminuir o seu risco de desenvolver cancro da mama.

Teremos todo o gosto em recebê-lo na Up Clinic e na consulta de Smart Aging para saber como pode envelhecer de forma saudável e adaptar toda a abordagem de uma forma personalizada.

Venha conhecer a nossa equipa multidisciplinar, que inclui uma nutricionista funcional, fisioterapeutas, especialistas em mindfulness, enfermeiras e personal trainers.

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail saude.novagente@worldimpalanet.com poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dra. Ana Rita Victor - Médica cardiologista especializada em Smart Aging na Up Clinic

Siga a Nova Gente no Instagram