Nacional
enfarte do miocárdio

Os rostos de Portugal e além-fronteiras que travaram esta batalha

Sex, 17/04/2020 - 18:20

Além de Filipe Duarte, várias são as celebridades, portuguesas e internacionais, que já foram surpreendidas por esta doença, tendo sido mesmo fatal para alguns. O tempo de socorro é fulcral no caso de um enfarte do miocárdio

Filipe Duarte morreu na manhã desta sexta-feira, 17 de abril, aos 46 anos. O ator sofreu um enfarte do miocárdio, designação dada a um «ataque cardíaco», que ocorre quando uma ou mais artérias que irrigam o coração ficam bloqueadas e este órgão não recebe sangue e oxigénio nas quantidades de que necessita. Nessas condições, as células da área do coração afetada morrem.

Além de Filipe Duarte, várias são as celebridades, portuguesas e internacionais, que já foram surpreendidas por esta doença, tendo sido mesmo fatal para alguns. O tempo de socorro é fulcral no caso de um enfarte do miocárdio. 

A pessoa afetada tem de receber tratamento médico de imediato, caso contrário um enfarte do miocárdio pode ser a causa da morte, tal como aconteceu com Filipe Duarte. Quanto mais tempo passar, menores são as possibilidades de recuperação. 

Os famosos que já foram afetados pela doença

Maria Rueff

Maria Rueff, de 47 anos, sofreu um enfarte do miocárdio em novembro do ano passado. Foi a filha, Laura, de 15 anos, quem a socorreu. Segundo a atriz, a jovem manteve sempre a calma, «resolveu tudo, muito serena», sempre com um «ternura» nos olhar. 

Iker Casillas

O futebolista do FC Porto sofreu um enfarte do miocárdio no dia 1 de maio de 2019, enquanto treinava com o resto da equipa dos dragões. O jogador recuperou do susto, mas nunca mais jogou. 

Daniel Veiga

O filho do empresário José Veiga morreu aos 32 anos vítima de ataque cardíaco, enquanto passava férias em família, em Tróia. O último adeus teve lugar na igreja de Santo António no Estoril. Familiares e amigos despediram-se de Daniel Veiga entre choro e lágrimas. Dani, como era carinhosamente tratado, deixou mulher e uma filha, de 19 meses, Leonor.

André Neles

André Neles morreu aos 42 anos, em Uberlândia, no Brasil. O ex-futebolista morreu durante a noite, em casa, vítima de um enfarte. Neles vestiu as cores do Benfica em 2000/01. Já pelo Marítimo, o antigo futebolista fez cinco jogos, na temporada de 2003/04.

Danilo Moraes

Danilo de Moraes, filho mais velho do ex-futebolista Cafu, morreu aos 30 anos vítima de um enfarte. A notícia foi adiantada a 5 de setembro. Danilo sentiu-se mal durante um jogo de futebol com a família, em São Paulo, Brasil, e acabou por ser transportado para o hospital. Já no hospital, o filho de Cafu sofreu uma paragem cardíaca e acabou por não resistir.

Tássia Camargo

Tássia Camargo sofreu um enfarte em março de 2019. A atriz brasileira vive em Lisboa desde 2017.

José Wilker

O ator brasileiro José Wilker morreu em 2014, no Rio de Janeiro, aos 66 anos. De acordo com a imprensa brasileira, o artista terá sido vítima de um enfarte do miocárdio. Deixou duas filhas: Mariana, nascida da relação com Renée de Vielmond, e Isabel, fruto de um relacionamento com Mônica Torres.

Alberto João Jardim 

Alberto João Jardim sofreu um enfarte agudo do miocárdio em janeiro de 2010. «Obrigou-me a pensar muitas coisas, obrigou-me a fazer retrospectivas e prospetivas. Sinto que a minha vida é agora mais bem pensada.»

Margarida Marante

Margarida Marante morreu de ataque cardíaco em outubro de 2012, na sua casa em Lisboa. A jornalista tinha 53 anos.

Como prevenir um enfarte do miocárdio?

É possível reduzir o risco de ocorrência de um enfarte do miocárdio deixando de fumar, realizando exercícios aeróbicos (caminhar, nadar, andar de bicicleta) durante, pelo menos, 30 minutos diários em cinco dias da semana, reduzindo os níveis de stress e adoptando uma dieta saudável, pobre em gorduras saturadas e rica em fruta, vegetais e cereais.

A manutenção de um peso adequado é igualmente muito importante.

Se existirem factores de risco, como a hipertensão arterial, diabetes ou colesterol, é essencial tratar e controlar todas essas condições que tendem a aumentar o risco de ocorrência de um enfarte do miocárdio.

Leia aqui mais sobre o tema.

Texto: Joana Dantas Rebelo; Fotos; Impala e reprodução Instagram

Pontos de Venda das Nossas Revistas

Siga a Nova Gente no Instagram