Sabores
Eleven

O sonho dos 11 amigos

Seg, 29/11/2010 - 16:20

No topo do Parque Eduardo VII está um dos restaurantes mais exclusivo da capital. Conheça-o por dentro e aprenda a fazer uma das especialidades: terrina de camarão.

Foi um sonho de 11 amigos que se juntaram, e entre eles está o chefe do espaço, o alemão Joaquim Koerper, considerado um dos dez melhores cozinheiros da Península Ibérica.

Joaquim baseia a sua ementa em pratos confeccionados com os “melhores produtos nacionais e sempre os que estão disponíveis em cada estação”, um dos motivos porque a ementa varia sazonalmente. Para ele, é “quase impensável comer-se morangos em Dezembro, há que tirar partido dos bons produtos que existem em cada estação”. Talvez por isso, o Eleven conquistou a sua primeira estrela Michelin em Novembro de 2005, um ano após a abertura. Entrou este ano para o guia Relais&Chateau 2010 Internacional, sendo que o espaço passa a ser o sétimo membro português desta associação de hotéis e restaurantes, conhecida pelo seu requinte e exclusividade.

Restaurante Eleven
Morada: Rua Marquês da Fronteira Jardim Amália Rodrigues Lisboa – 1070 Lisboa
Tel.: 213 862 211
Fax: 210 312 859
Web: www.restauranteleven.com
Horário: Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 23h00 Encerra: Domingos, segundas, feriados
Preço médio por pessoa: 65 euros

Sugestão do chef

Terrina de camarão, queijo e tomate confitado
Ingredientes: 8 camarões, 1 beringela, 2 curgetes, 100 g de queijo fresco, 5 cl de natas semimontadas, 400 g de tomate confitado, 7 folhas de gelatina, 60 g de alface chicória, 1/2 chouriço, 1 chalota, 5 ramos de cebolinho, azeite, sal, flor de sal, 4 cl de vinagrete da casa

Preparação: Lamine as curgetes e a beringela, grelhe em azeite e reserve. Triture as pétalas de tomate e acrescente cinco folhas de gelatina. Triture o queijo, monte as natas, guarde uma colher de sopa de natas para aquecer e derreter as últimas duas folhas de gelatina. Junte as natas ao queijo fresco. Descasque o camarão, corte em dois e tire as tripas. Coloque num tabuleiro com azeite e confite a 85º C (10 minutos). Forre uma terrina com película aderente. Recheie a terrina com puré de tomate, alise e reserve no frio. Coloque uma cama de beringela e metade da mousse de queijo por cima, arranje o camarão e cubra com o resto da mousse de queijo. Feche com curgete e reserve no frio. Tire a pele ao chouriço e pique a carne. Salteie em azeite. Coloque o chouriço no forno a 160º C. Arranje a alface e tempere com chalota picada, cebolinho e vinagrete. Disponha uma camada de chouriço em pó e por cima as fatias de terrina e um bouquet de alface. Finalize com um fio de azeite de chouriço e flor de sal.

Siga a Nova Gente no Instagram