Internacional
Elena Manighetti e Ryan Osborne

O casal que esteve 25 dias em alto mar e não fazia ideia da pandemia da Covid-19

Qua, 22/04/2020 - 22:20

Elena Manighetti e Ryan Osborne deixaram, em 2017, os empregos que tinham e compraram um barco para navegarem pelo mundo.

Elena Manighetti e Ryan Osborne deixaram, em 2017, os empregos que tinham e compraram um barco para navegarem pelo mundo. O casal nunca pensou que três anos mais tarde ia estar na ignorância em relação a uma pandemia que atingia o mundo inteiro. Mas aconteceu. 

Elena e Ryan deixaram as Ilhas Canárias no final de fevereiro e começaram a navegar rumo às Caríbas, percorreram uma distância de 4828 km, e chegaram ao destino a meio de março. O casal tinha ouvido falar do surto do novo coronavírus na China, mas não fazia ideia de que este se tinha alastrado para outras partes de mundo. Só quando tentaram atracar nas Caraíbas e lhes disseram que as fronteiras estavam fechadas é que perceberam que estávamos a viver a pandemia da Covid-19.

Tinham pedido à família para não lhes dar más notícias

 

Em declarações à BBC, Elena e Ryan fizeram o relato da sua aventura e de como lhes passou ao lado a pandemia do novo coronavírus. «Em fevereiro, soubemos que havia um vírus na China, mas com as informações limitadas que tínhamos, imaginámos que quando chegassemos às Caraíbas, 25 dias depois, o surto já teria terminado», conta Manighetti, que não fazia ideia que a sua cidade natal, em Itália, tinha sido gravemente afetada.

«Dissemos aos nossos familiares e amigos não queriamos ouvir más notícias. Foi difícil para eles, porque existiam muito más notícias», diz ainda. 

Na mesma entrevista, Osborne conta que tentaram atracar em vários portos e que foram impedidos: «Tentamos atracar num dos territórios franceses nos Caraíbas mas, quando chegámos, descobrimos que todas as fronteiras estavam fechadas. Mesmo naquele momento, assumimos que era uma medida preventiva devido à época alta e de muitos turistas».

Manighetti contou também,« que por ser uma cidadã italiana, as autoridades não queriam permitir que ela entrasse nas ilhas por causa do impacto da Covid-19 em Lombardia, a sua terra natal. No entanto, como o casal estava a guiar-se e a guardar toda a viagem no GPS, conseguiu provar que estavam a viajar em alto mar há 25 dias e que, por isso, tinham estado em quarentena.

Elena descobriu, já depois de ter conseguido entrar em contacto com familiares, que a sua família está segura, depois de passar seis semanas em quarentena. Além disso, a jovem ficou também a saber que algumas pessoas que conhecia há vários anos foram vítimas do vírus. 

O casal está atualmente em Bequia, São Vicente, nas Caraíbas.

Texto: Inês Marques Fernandes; Fotos: DR

 

Siga a Nova Gente no Instagram