Nacional
Editorial de Humberto Simões

Cristina (está) maior do que a TVI

Seg, 30/11/2020 - 15:30

Cristina Ferreira é, neste momento, apresentadora, diretora de Entretenimento e Ficção e acionista da TVI. Isto só no canal de Queluz de Baixo. Fora isso, é também influenciadora, empresária, patroa, amiga, mãe, filha. E mulher.

É difícil escrever sobre Cristina Ferreira. A começar porque é, neste momento, apresentadora, diretora de Entretenimento e Ficção e acionista da TVI. Isto só no canal de Queluz de Baixo. Fora isso, é também influenciadora, empresária, patroa, amiga, mãe, filha. E mulher.

Vamos ao que é possível quantificar, com números e, mesmo assim, correndo o risco de não ser totalmente justo. No sábado, 21, ao lado de Goucha, venceu a tarde de forma inequívoca. Na quinta-feira, 19 de novembro, o "Dia de Cristina" venceu as manhãs e as tardes – o que nem sempre aconteceu e nem sempre acontece com os programas "Você na TV!" e 2A Tarde É Sua". Mais: nessa mesma noite, "O Futuro" – quando apresentou as novidades da grelha – foi mesmo o programa mais visto da televisão portuguesa nesse dia. Curiosamente – ou talvez não –, nas contas finais, a SIC ganhou à TVI. O cenário voltou a repetir-se sábado, 28, com "Em Família" a vencer confortavelmente as tardes e, com o "Jornal das 8" - José Alberto Carvalho entrevistou Cristina -, a ser o programa mais visto do dia. Mesmo assim… não chegou para vencer a SIC.

Acredito que Cristina Ferreira tinha uma convicção – ou esperança, vá –: a partir do dia em que aparecesse de novo a vestir a camisola do canal de Queluz de Baixo, os resultados mudavam. Rapidamente percebeu que isso não seria bem assim. E o desafio passou a ser ainda maior, já que não basta aparecer “quando a Cristina quiser”, mas terá de haver maior rasgo como Dona Daquilo Tudo. E é precisamente como diretora que tem sentido mais dificuldades. Por exemplo, tirou Cláudio do "Big Brother" e agora vai devolvê-lo; fez um investimento brutal no Dia de Cristina e parece que vai terminar – embora as notícias dos 300 mil euros “deitados fora” me pareçam manifestamente exageradas, já que presumo que não deitem o cenário fora –; as apostas em Ruben Rua e Helena Coelho também se revelaram fraquinhas; e agora até oferece as manhãs a Cláudio e Maria Botelho Moniz, duas apostas do seu antecessor, Nuno Santos.

Se como acionista não sabemos o que vale, como diretora tem muito a provar – começou há três meses, também... No entanto, como apresentadora é a melhor de todos os tempos. Neste momento, vale mais do que a própria TVI, que não consegue acompanhar a sua dinâmica de vitória. Com isto, a Cristina acionista pode vir a ter um problema a curto/médio prazo. É que a Cristina apresentadora tornou-se uma marca própria fortíssima – nenhuma outra figura em Portugal conseguiu e acho difícil de igualar – e não sei até quando é que será compatível com a estrutura empresarial de um canal.

Texto: Humberto Simões

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