As dores nas costas e os problemas de coluna afectam uma grande percentagem da população mundial.
Gestos ou posturas inadequadas podem originar problemas maiores, mas o que a maioria das pessoas desconhece é que esses mesmos males podem ser evitados.
A educação corporal é algo que pode treinar desde a infância! Não se esqueça da sua postura (posição relativa do nosso corpo quer em repouso quer em movimento) no trabalho, em lazer ou em casa.
Saiba como se cuidar e verá os resultados...!
José Neves, Presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia, dá-lhe algumas dicas.
Dia-a-dia
A correria do dia-a-dia é grande responsável pelos problemas de postura, que muitas vezes ignoramos ou nem percebemos. A dor nas costas pode ter uma infinidade de causas, que vão desde stress, mau jeito instantâneo, ou desvios de genética. Gestos como andar, guiar ou sentar, influenciam estes males que na grande maioria passam por uma má postura. Por isso mesmo, é preciso “ter consciência da necessidade de uma boa postura corporal.” No entanto, as profissões dos dias de hoje não o permitem. Aliás, segundo José Neves, passar 8 horas por dia em frente ao um computador (como acontece à maioria dos portugueses) “é péssimo para a coluna propício à má postura”.
Peso ideal
Para quem está acima do peso cuidado! O excesso é inimigo de tudo e a coluna não escapa, principalmente se tiver aquela “barriguita” a mais. “É vital que tenha cuidado com o sei peso. A coluna não suporta muito peso ”.
Stress é responsável
Causado em larga escala pela ansiedade, o stress, um dos grandes problemas do séc. XXI que afecta a grande maioria da população, tem o poder de nos deixar-nos de cabelo em pé. Por isso, todo o cuidado é pouco: “O stress causa tensão muscular e por sua vez dores nas costas, já que o músculo se cansa e acabamos por sentir dor”.
Saltos altos são mito
Estar na moda às vezes pode ser complicado. Aliás, há quem diga que para se ser bonito é preciso sofrer. Aliás, os saltos altos podem ser um perigo para a coluna, mas engane-se quem pensa que estes estão na origem do problema. “Isso é mito. Os saltos altos só podem prejudicar quem já tem algum problema de coluna, que invariavelmente vai ter dores”. No entanto, não abuse e deixe o seu corpo descansar”.
Exercício melhora
O exercício físico é um grande aliado do nosso corpo, já que músculos fortes e treinados, com uma certa flexibilidade, nos protegem em larga escala. “A nossa coluna envelhece connosco. Ontem éramos jovens, hoje já somos menos. Para termos uma boa postura o exercício físico é fulcral”, conta o especialista. Entre as várias modalidades disponíveis destaca-se a hidroginástica: “Mesmo quem tem problemas em se movimentar, consegue executar certo tipo de exercícios”.
Siga a Nova Gente no Instagram