Saúde e Beleza
Dores musculares e de costas no teletrabalho?

10 minutos de alongamentos que vão melhorar a sua vida e evitar lesões

Qua, 08/04/2020 - 18:50

Trabalhar a partir de casa pode causar desconforto e dores de costas devido às posições menos corretas que adotamos. A pensar nisso, o osteopata João Catalão deixou-nos algumas dicas para melhorar a nossa rotina e evitar problemas musculares e de articulações.

Nesta fase que atravessamos devido à pandemia da Covid-19, muitos de vós vêem-se obrigados a trabalhar a partir de casa. Com isto torna-se difícil encontrarem a melhor postura quando estão sentados e o cenário de dor nas costas começa a ser uma realidade. É uma posição que aumenta a tensão dos músculos da cadeia posterior e que acentua bastante a pressão intradiscal da coluna vertebral.  

O meu conselho passa por recorrerem a uma cadeira que permita uma posição confortável, mas que favoreça a criação de ângulos aproximadamente rectos entre as coxas e a região lombar e os joelhos, com os pés assentes no chão (ver a primeira imagem da galeria).

Mobilizar e hidratar o corpo 

Ao fim de, no máximo, uma hora recomendo que se levantem e que procurem por breves minutos mobilizar o vosso corpo, nem que seja para ir beber um copo com água. Está comprovado que mais de 70% das lesões musculares se devem a uma má hidratação.

No fim do vosso dia de trabalho, nada como «mimar» os vossos músculos e articulações através de uma sessão de alongamentos. Deixo de seguida uma sequência de exercícios que considero acessíveis e proveitosos:

Tempo total: 10 minutos
Tempo de execução por exercício: 20 segundos

Percorra a galeria e veja as imagens de cada exercício e o modo de execução! 

 

Formas de contacto:
Instagram: https://www.instagram.com/jmpcatalao/
E-mail: jmpcatalao@gmail.com

Texto: João Catalão, Massoterapeuta com especialização em lesões na área do desporto e atletismo; Fotos: DR

 

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Siga a Nova Gente no Instagram