Saúde e Beleza
Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

O perigo da DPOC

Qui, 18/11/2010 - 15:38

É a 5.ª causa de morte a nível nacional e na Europa, a 4.ª nos Estados Unidos da América.

Em Portugal os números apontam para 14% de afectados, a par dos 25% em todo o Mundo. A doença pulmo- nar obstrutiva crónica (DPOC) é uma patologia progressiva e irreversível, que se instala lentamente, sendo o sexo masculino o mais afectado. Contudo, e ao contrário do que se pensa, esta obstrução pulmonar das vias respiratórias não tem cura, mas tem forma de controlar. No âmbito do Ano Internacional do Pulmão, e também do Dia Mundial da Espirometria, que se assinalou a 14 de Outubro, a NOVA GENTE falou com Carlos Robalo Cordeiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, sobre esta patologia

O que é?
Desconhecida pela maioria das pessoas, a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) é mais do que uma simples falta de ar. “É uma doença crónica, que vai-se instalando de forma lenta... Há uma inflamação dos brônquios e uma consequente dificuldade respiratória, que leva ao envelhecimento acelerado do pulmão.”

A importância do diagnóstico
Com um simples exame pode ter a confirmação. “No caso da DPOC, uma das patologias respiratórias com maior prevalência em Portugal, é importante que se faça o rastreio, através de uma espirometria (também conhecida como exame do sopro que detecta o nível de ar que entra para os pulmões). Especialmente os fumadores com mais de 40 anos...”

Causas?
Na maioria dos casos associada ao tabaco, esta patologia tem no entanto outras causas na sua origem. “De facto, cerca de 85 a 90% dos casos de DPOC são em fumadores, mas também pode surgir tendo em conta o local onde se trabalha, condições ambientais e ainda em quem tem problemas respiratórios.”

Sintomas?
Frequentemente, a DPOC não é diagnosticada. Depois, o grande problema reside no facto de ser uma doença progressiva, que em fase evolutiva é incapacitante. “O cansaço é o principal sintoma, mas expectoração e tosse também são indícios. É importante que se retenha que esta é uma patologia silenciosa e que quanto mais cedo for detectada melhor.”

Tratamento
Em primeira instância, e para melhorar a sua capacidade de respiração, “é preciso que, caso fume, deixe de o fazer! Um simples acto que pode salvar a sua vida. Entretanto, o médico recomendar-lhe-á o tratamento medicamentoso com recurso a bombas inaladoras e reabilitação respiratória. A verdade é que, quando detectada precocemente, a taxa de sucesso no tratamento da DPOC é quase de 100%”.

Sabia que
- Afecta mais homens que mulheres
- Atinge 10 a 15% da população nacional acima dos 40 anos
- Tabaco é a principal causa: 80 a 85% dos casos são de fumadores
- Fumos químicos e poeiras podem estar na origem

Siga a Nova Gente no Instagram