Internacional
Doença

Menino de 10 anos descobre que tem esclerose múltipla por causa de estranho

Ter, 31/08/2021 - 15:10

A história insólita do menino de 10 anos está a comover a Internet. Ruben Dougherty descobriu que tem esclerose múltipla após receber uma mensagem de um estranho nas redes sociais.

Ruben Douherty, de 10 anos, nunca mais vai esquecer a mensagem insólita que recebeu de um estranho nas redes sociais e que mudou totalmente a sua vida. Através da chamada de atenção, o menino descobriu que tem um grave problema na coluna vertebral. 

Como tudo aconteceu? Ruben é um atleta de alta competição e já conquistou o título de campeão mundial de Jiu-Jitsu e Kickboxing por seis vezes. A mãe, Laura Dickinson, tem o hábito de partilhar várias imagens e momentos das atividades desportivas do menino na plataforma digital, até ao dia em que recebeu um texto suspeito. Uma mulher desconfiou que Ruben tinha esclerose múltipla, uma doença autoimune, neurológica crónica, de evolução progressiva e incapacitante que afeta o sistema nervoso central.

Laura levou o filho a um osteopata e recebeu a confirmação da patologia. "Eu só estava a pensar nos piores cenários, como se ele não fosse conseguir andar, vai fazer uma operação, nunca vai poder lutar de novo. Todo aquele trabalho árduo e ele vai ter que parar de lutar", referiu a mãe de Ruben ao Liverpool Echo, acrescentando: "Estava muito chateada, a chorar. É o desconhecido. É algo que precisa de ser supervisionado. Não é como se soubéssemos com o que temos que lidar. É um jogo de espera agora". 

A mensagem inédita de um estranho acabou por identificar o problema a tempo e os médicos acreditam que com o crescimento a intervenção cirúrgica é possível. De início, o menino de 10 anos teve uma reação difícil, mas o facto de poder continuar a fazer Kickboxing deixou-o mais “feliz”. Já a prática de Jiu-Jitsu ainda está a ser analisada. 

Texto: Carolina Sousa Fotos: Redes sociais 

Siga a Nova Gente no Instagram