Saúde e Beleza
dicas para a pele

Rotinas de beleza complementares que vão mudar a sua pele!

Sáb, 25/07/2020 - 13:50

A maquilhadora Susana Marques de Almeida explica quais as melhores rotinas diárias para todos os tipos de pele.

Hoje vamos falar sobre produtos que poderá adicionar à sua rotina diária de beleza: máscaras e ácidos, que nos últimos anos têm ganho terreno por parte dos fãns de skincare. Mas, afinal, o que são, para que servem e como usá-los?

Máscaras faciais

É possivelmente o produto mais conhecido e ao qual recorremos quando queremos «salvar» a nossa pele de um mês mais difícil em que perdeu o brilho ou está mais seca. Máscaras são ótimas aliadas da nossa pele, com ingredientes ativos concentrados, atuam de forma mais rápida, levando os nutrientes às camadas mais profundas. Podem ser sempre usadas uma a duas vezes por semana e podemos usar vários tipos de máscara em simultâneo. Foram criadas para dar um boost imediato à nossa pele. Para além de mimar-nos, é uma experiência super relaxante e um autêntico mini-spa.

Quer seja para iluminar mais a pele, uniformizar, clarear, descongestionar ou simplesmente para hidratar ou dar mais brilho, existe todo um menu de máscaras à escolha, consoante o resultado final que queremos.

Para pele oleosa, opte pela famosa máscara à base de argila, já usada há vários seculos. São ótimas para este tipos de peles, pois ajudam a reduzir a produção de sebo e atuam também nos poros.Para peles acneicas, opte por uma máscara purificante. Peles cansadas escolha uma com mais poder anti-oxidante. Se a sua preocupação são manchas, uma máscara com efeito clareador, bem como concentração de vitamina C é o que procura. Anti-idade ou pele sensível aconselho uma mascara à base de rosa ou algas. Não esquecendo uma das mais importantes, que poderá utilizar com quaisquer das referias acima.

Ácidos

Parece aterrorizador e até misterioso pelo seu lado mais científico, mas na verdade são complementos de rotina de beleza essenciais e fazem realmente diferença quando usados de forma correta e adequada ao problema, logo é essencial fazer primeiramente uma pesquisa e procurar aconselhamento para poder tirar o máximo partido desta nova tendência, que parece ter um efeito milagroso sobre aqueles problemas que todos nós reconhecemos como manchas, rugas, acne ou diferenças no tom de pele.


São também compostos por ingredientes ativos que ajudam a exfoliar a pele de forma mais profunda prevenindo o aparecimento de borbulhas e pontos negros, entre os ácidos mais comuns temos:


Ácido salicílico

Ajuda na redução do acne, pois exfolia a pele de forma mais intensa, mantém os poros limpos e tem propriedades anti-inflamatorias. Em dosagens maiores combate cicatrizes causadas pela acne e danos solares.


Ácido Glicólico

Poderoso aliado anti-idade, restrutura a pele, previne o acne, reduz rugas de expressão e marcas. Por ser um ácido menos “agressivo”, poderá ser utilizado em peles mais sensíveis ou de forma contínua, uma vez que também potencia os efeitos dos séruns e cremes.


Ácido mandélico e Ácido Kojico

Ambos têm uma ação despigmentante e ambos são recomendados para pele mais sensível. Atua na pele inibindo a ação e produção de melanina, substância que, além do bronzeado, causa as manchas. Pode ser utilizado de forma segura em loções e cremes de uso diário, pois não causa irritação na pele .

Ácido Ferúlico

Usado no combate ao envelhecimento precoce, como rugas, manchas, flacidez e linhas de expressão, tem propriedades anti-oxidantes e reparadoras na pele, potencializando a sua proteção natural e neutralizando os efeitos dos radicais livres na pele, que danificam as células. Muito utilizado com a junção de Vitamina C ou E, forma uma verdadeiramente linha de combate à prevenção do envelhecimento na pele, indispensável à nossa rotina diária a partir dos 30.


Rétinol

Um dos ácidos mais importantes e mais utilizados em cosmética, principalmente no tratamento do acne, imperfeições e envelhecimento. Atua na renovação da pele, tornando-a mais uniforme e com mais vida, melhora na luminosidade ,textura e firmeza. Mais aconselhado para peles oleosas.

Dica

Devemos ter especial atenção quando usamos este tipo de produtos, pelo facto de serem compostos químicos. A dosagem e as regras de aplicação tornam-se num fator chave para atingir bons resultados, sem danos colaterais. Devemos ter em conta também que os ácidos retiram as celulas mortas da superfície da pele, deixando a primeira camada da pele mais desprotegida, principalmente contra o sol, podendo causar danos irreversíveis na pele, como irritação forte e, até, ardor. É imprescindível o uso de protetor solar com fator 50 logo após terminar a sua rotina de pele.

A dosagem também deve ser de forma controlada e adequada à sensibilidade da sua pele. Muitas marcas já estão a inserir ácidos nos seus componentes, em cremes, loções ou séruns, facilitando assim a sua utilização. Deve ler e pesquisar muito bem os produtos que pode usar em simultâneo, evitar a dobredosagem e a mistura de ácidos. Deve ter em atenção que alguns deles só devera aplicar à noite e alguns só de manhã.

Texto: Crónica de Susana Marques de Almeida, maquilhadora

 

Siga a Nova Gente no Instagram