Saúde e Beleza
Diabetes na gravidez

Os cuidados, as dúvidas e os mitos

Qui, 14/11/2019 - 17:40

«Informem-se dos seus riscos em particular e procurem um seguimento obstétrico e endócrino especializado.»

«Diabética, doente, doente diabética… Não, não sou ‘a diabética’, também não sou ‘a doente’, e muito menos a ‘doente diabética’. Sou a Alexandra e sim, tenho uma doença crónica. Sou a Alexandra e sim, tenho diabetes tipo 1.» É desta forma que Alexandra Costa de Matos se apresenta no site Sim, Tenho Diabetes.

Aos 34 anos está grávida. Uma gravidez planeada e que, devido à doença que tem desde os dez anos, teve de ter cuidados especiais. «Devemos ter consultas de pré-concepção de forma a chegarmos a um controlo metabólico seguro para engravidar. Isto é, com os valores de glicemia o mais próximos possível do normal, com valores aproximados às pessoas sem diabetes. Estamos a falar de uma análise laboratorial com o nome Hemoglobina A1C, que nos dá uma média de glicemia dos últimos três meses que, antes de engravidarmos, deverá ter um valor abaixo de 6,5 por cento (este valor é o recomendado, no entanto, cada equipa de saúde deverá encontrar o valor ideal para cada mulher), de forma a reduzir riscos congénitos», explica ao site Crescer, apoiada pela médica que a acompanha, a Dra. Raquel Carvalho, endocrinologista do Hospital de Santa Maria.

«Uma mulher com diabetes tipo 1 deve ter avaliação de função tiroideia antes de engravidar»

«Uma mulher diabética deve planear e preparar a gravidez: idealmente deve ter um controlo metabólico ótimo aquando da concepção. O esquema adequado para cada mulher em pré-concepção depende da sua situação em particular e do tipo de diabetes que tem. É muito importante serem rastreadas as complicações micro e macrovasculares no período pre-concepcional para estratificarmos o risco de complicações durante a gestação para a mãe e para o feto/ bebé. Para além do já mencionado, é fundamental rever todos os fármacos: alguns anti-hipertensores e os medicamentos ‘para o colesterol’ não podem ser usados na gravidez e deverão ser suspensos / substituídos no período pre-concepcional», começa por dar a conhecer.

Mas o tipo de diabetes que Alexandra tem, requer cuidados acrescidos: «Uma mulher com diabetes tipo 1 deve ter avaliação de função tiroideia antes de engravidar. Finalmente há que iniciar ácido fólico antes da concepção por forma a evitar defeitos do tubo neural. Algumas destas mulheres poderão ter indicação para outras terapêuticas (como por exemplo ácido acetilsalicílico) mas tem que ser ponderado caso a caso», explica a especialista.

Conheça as implicações da doença na gravidez aqui

Conselho a mulheres com diabetes que queiram engravidar

Para além de todos os cuidados que se têm de ter durante a gravidez, nunca podemos esquecer que as mães têm de ser as principais responsáveis pelo seu bebé e por si mesmas, claro está. Por isso mesmo, a doutora Raquel Carvalho dá alguns conselhos às mulheres que têm diabetes e que estejam a pensar em engravidar: «Procurem o médico nesse sentido, ou seja, peçam ajuda para programar a gravidez, informem-se dos seus riscos em particular e procurem um seguimento obstétrico e endócrino especializado.»

Siga a Nova Gente no Instagram