Saúde e Beleza
Dia Mundial Do Sono

Acabe com as insónias

Sex, 19/03/2010 - 16:24

As insónias afectam o dia-adia de milhares de pessoas, originando uma consequente baixa na qualidade de vida de 30% da população mundial. Saiba como evitar e combater o "terror do sono".

30% da população adulta sofre de insónias! Este é o alerta dado por especialistas no âmbito do Dia Mundial do Sono, assinalado no dia 19 de Março, por todo o Mundo. Não escolhendo idades e nem sempre com relação directa com uma causa específica, a boa notícia é que este tipo de patologia tem prevenção. 
Portugal é um país em privação de sono. 70% dos adultos deita-se tarde (Depois da meia-noite) e acorda cedo, o que nos coloca no topo do ranking a nível europeu.

Teresa Paiva, neurologista do Hospital de Santa Maria, especialista em distúrbios de sono, tira-lhe todas as dúvidas.
O que são?
A mais comum das perturbações do sono, actualmente apontada como um terror, as insónias afectam 1 em cada cinco portugueses. “Cada vez mais frequentes nos dias que correm, as insónias caracterizam-se pela dificuldade em adormecer ou em manter o sono toda a noite. .
Causas?
Numa sociedade em que stress não é palavra desconhecida, sendo este apontado como um dos grandes responsáveis por vários tipos de doenças, não é difícil perceber porque é que os problemas de sono afectam 30% da população portuguesa. “Hábitos de vida pouco saudáveis, ansiedade, tensão e preocupações e alguns medicamentos são as principais causas”.
Consequências?
De acordo com especialistas, o défice de sono é “prejudicial à nossa qualidade de vida  afectando o nosso dia-a-dia, para além de aumentar a ocorrência de várias doenças, nomeadamente depressão, doenças cardiovasculares, problemas cognitivos e de memória”.
Mulheres mais afectadas
Não escolhendo idades e nem sempre com relação directa com uma causa específica, “as insónias afectam em maior percentagem mulheres e idosos.  No caso das mulheres esta superior prevalência está relacionada com as várias variações hormonais”.
Tratamento?
As desordens de sono podem ser tratadas, mas em primeiras instância é preciso que se adopte hábitos e estilos de vida saudáveis. “Mais concretamente para o tratamento de insónias é necessário que alterne hábitos saudáveis com medicação específica. Mas, cada caso é um caso pelo que é essencial que consulte um médico”.
Algumas dicas
Horários de sono regulares
Evite tabaco, café e álcool
Manter temperatura agradável na divisão em que dorme
Passeie pela casa

3 Tipos de Insónias
Transitórias: Duram poucas noites e surgem em períodos de transição
Curta duração: De poucos dias até três semanas, estão associadas a preocupações graves
Longa duração: Mais de três semanas, estão relacionadas com situações de stress e hábitos de sono inadequados.

Melhore o seu sono
Pratique exercício físico regularmente
Crie uma rotina de hábitos de sono
Evite álcool, tabaco e café
Crie um ambiente calmo no local onde dorme

Tipos de doenças do sono

Insónias: Ausência de sono ou acordar várias vezes durante a noite.
Roncopatia: Vulgarmente conhecido como ressonar, é o barulho mais ou menos intenso que faz durante o sono.
Apneia: Paragem respiratória durante o sono
Síndroma fase retardada: Perturbação do relógio que se caracteriza por adormecer muito tarde
Síndrome das pernas inquietas: Sensação de ardor ou queimadura nas pernas antes de dormir 

Siga a Nova Gente no Instagram