Documento
Desespero de mãe

«O meu bebé estava literalmente a morrer à fome»

Seg, 18/05/2020 - 23:00

Conheça a história incrível de uma mãe que não sabia o que se passava com o filho.

Quando o nosso filho nasceu pesava 2.940 quilos e nós tivemos problemas com a amamentação desde o início. Parte do problema ocorreu porque os meus mamilos eram planos, então a enfermeira deu-me um bico de silicone, mostrou-me como usá-lo e o meu filho parecia estar bem melhor. Ele parecia feliz e saciado. Durante a nossa estadia no hospital, o meu bebé perdeu 10 por cento do peso do nascimento, o que de facto é normal nos primeiros dias de vida.

Quando fomos para casa, eu continuei a usar o bico de silicone e comecei a notar algumas coisas estranhas. Ainda estava difícil amamentar e, para piorar, o meu bebé parecia estar frustrado durante as mamadas. Além disso, o bico de silicone ficava cheio de leite, a amamentação estava durando MUITOOOO tempo e o meu bebé não parecia satisfeito após as mamadas.

Todos me diziam que isso era normal, então achei que estava tudo bem. Mas eu também não estava a sentir que o meu leite tinha subido, pelo menos não do jeito que as minhas amigas tinham descrito. E quando fomos à primeira consulta do pediatra, o meu bebé ainda não tinha recuperado o peso, mas o médico não parecia muito preocupado, porque ele estava a fazer cocó e xixi normalmente.

A fome do bebé

Na consulta de um mês fiquei muito preocupada! O meu bebé só tinha engordado 140 gramas desde o nascimento! A pediatra sugeriu que eu conversasse com uma consultora de amamentação. Quando fui a uma consultora, a primeira coisa que ela fez foi pesar o meu bebé antes e depois das mamadas. E vimos que mesmo após muito tempo mamando, o meu bebé só tinha ingerido 20 ml de leite!

Desta forma, ela sugeriu que eu passasse a oferecer suplemento, juntamente com o meu leite. Fomos para casa e começámos a fazer isso. Numa semana o meu bebé engordou 900 gramas! Quando a enfermeira viu esse aumento de peso disse: «Meu deus, ele devia estar cheio de fome!» Mas eu comecei a perceber que não era só uma simples fome, o meu bebé estava literalmente a morrer de fome!

Continuámos com aquela rotina, mas, mesmo assim, ainda tinha muito pouco leite. Tentava de todas as formas aumentar a minha produção de leite e não conseguia. E o meu bebé continuava incomodado, mesmo tendo o suplemento. Eu andava exausta, sem dormir, esgotada e ainda tive que lidar com a perda do meu pai, nessa altura.

O desespero

Na consulta seguinte com a pediatra chorei como nunca. Disse que estava esgotada, que praticamente não tinha mais leite e perguntei se podia amamentá-lo exclusivamente com o suplemento. A resposta dela emocionou-me ainda mais:

«Você tentou muito amamentar, muito mais do que muitas mães que conheci, e está tudo bem se você não consegue mais oferecer o peito.»

Na consulta de dois meses no pediatra, o meu bebé pesava duas vezes mais! E ele voltou a ser um bebé feliz, observador e com um bom desenvolvimento. Acredito que é muito importante que todas as mães entendam que se seus bebés não estão a ganhar peso, é essencial tentar entender o que está a acontecer e não assumir que se trata de algo normal.

 

Texto: Mandy, no site da Fundação Fed is Best

 

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . .

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 - Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Siga a Nova Gente no Instagram