Decoração
Decoração poupada

Criatividade é o segredo para decorar a sua casa sem gastar uma fortuna

Ter, 30/07/2019 - 14:41

Decorar uma casa pode ser um verdadeiro problema, especialmente no que toca ao investimento que se tem de fazer, mas isso, só depende de si.

Decorar uma casa pode ser bastante dispendioso principalmente quando se decide sair de casa dos pais. Importante mesmo ter algumas poupanças que ajudem em todo o processo da mudança, no aluguer ou compra da casa, e em outros custos como mobiliar e decorar, que vão pesar na carteira.

Se nos referirmos à decoração, existe uma forma de reduzir o investimento: a criatividade. Desde a transformação de um mosteiro em uma casa de luxo à decoração de uma casa convencional, a criatividade não conhece limites, e usada de forma inteligente, irá fazer-lhe poupar algum dinheiro.

Se não vejamos. Em baixo listamos algumas dicas para decorar e organizar a sua nova casa, usando a criatividade como a sua maior amiga no que diz respeito à poupança de uns euros.

5 Dicas para Poupar na Decoração da sua Casa usando a Criatividade

Caixas e Prateleiras

Certamente não terá ideia de quantas coisas são necessárias organizar após a mudança, com tantos objetos por guardar. As caixas e prateleiras são uma boa opção.

No entanto antes da mudança livre-se das coisas que não terão utilidade (podendo vende-las em segunda mão) ou reutilize algumas para evitar gastos extras, sabendo também que a reciclagem é aliada de um melhor meio-ambiente.

Faça prateleiras de forma muito fácil usando materiais como blocos de betão, cubos de material resistente ou até suportes de plástico para suportar tábuas de madeira. Apenas tenha cuidado para não colocar demasiado peso sobre as mesmas.

Caso sejam demasiados objetos, as caixas podem ser a alternativa ideal. Podem ser encontradas em vários locais, como restaurantes ou cafés que não necessitem das mesmas e sejam facilmente cedidas. Quando colocadas em cantos da sala ou quarto não atrapalham e podem ficar bem esteticamente. Escolha caixas com decoração para dar um pouco de personalidade ao espaço onde estas irão ficar.

Na plataforma Kimbino, poderá encontrar boas ideias para colocar em prática, nos vários catálogos disponíveis, como no catálogo do Leroy Merlin Online.

Não necessita de um Armário tradicional

Sem dúvida que um armário de madeira com portas deslizantes pode ser muito útil para guardar as roupas e sapatos. Mas não precisa ser prioritário.

Cada vez mais as pessoas resolvem abdicar dos armários de portas e em alternativa usar uma estrutura que sirva para pendurar as roupas, como um cabide todo-o-terreno. Esta solução usando a criatividade pode facilmente ser integrada com o ambiente do espaço. Um exemplo disso, um cabide para usar na casa-de-banho com as toalhas.

No caso da roupa interior, as caixas com as cores das paredes e expostas da mesma forma, podem ser uma solução a adotar.

Papéis de Parede estão na Moda

Em tempos não eram vistos com bons olhos, hoje mais que nunca os papéis de parede e adesivos voltaram a ficar na moda e facilmente dá para perceber o porquê: além de fáceis de colocar e da existência de uma imensa variedade de padrões e desenhos, para decorar a sua casa não necessita de ter o papel de parede colado nas quatro paredes da divisão.

Usando a criatividade, pode facilmente recriar certos ambientes em sua casa: um fundo branco com detalhes em preto pode funcionar bem. E o custo hoje em dia é relativamente baixo quando comparado com os papéis de parede usados há uns anos com degradés e padrões clássicos que preenchiam por completo as paredes de uma divisão.

A variedade de papéis de parede que hoje em dia existem fez com que a procura aumentasse, com cada vez mais empresas a produzirem e consequentemente preços mais competitivos.

Minimalismo: saber viver com o essencial

Não precisa de encher o seu T0 ou T1 com as chamadas “tralhas”. Um quarto com uma cama, um espaço para as roupas, mesa de cabeceira e um candeeiro, é o suficiente para usufruir deste espaço. O interessante é saber dar vida e um certo charme a estas peças.

Por exemplo, a sua coleção de livros expostos numa parede é um ótimo detalhe de decoração. O candeeiro com uma luz forte – vermelho, verde, amarelo – também pode dar um excelente toque.

Os tecidos a usar também podem fazer a diferença. Almofadas estampadas com cores vivas, edredões de cores diferentes, um sofá com um tecido geométrico, todos estes pormenores podem dar personalidade ao seu cantinho. Use e abuse da criatividade.

Não são necessários grandes móveis e mobiliário como existem em casa dos nossos pais e avós, e muito menos fazer grandes investimentos. Além disso pode pensar de forma mais ecológica, reutilizando materiais e mobiliário antigo para uma uma maior utilidade, que apenas estético com a finalidade de guardar as louças o servir de suporte aos “bibelôs”.

Por fim, procure Catálogos com Dicas e Promoções

Existem pessoas muito criativas, outras nem tanto. Por isso recorrendo a imagens e dicas de catálogos tudo é possível se tiver disponibilidade e vontade de o fazer. Alguns catálogos como o Catalogo Continente Kasa ajudam com excelentes ideias para decorar o seu espaço, com materiais e uma variedade de artigos com preços muito aliciantes, que muitas vezes pela forma como estão integradas em certas decorações, temos a perceção que são caros.

Decorar uma casa não é fácil, menos ainda quando se levanta a questão de ter um orçamento limitado.

Por isso usar a criatividade com novas ideias, viver um estilo minimalista, possibilidade de reciclar e usar materiais diferentes irá fazer toda a diferença para que o investimento na hora da mudança seja reduzido e possa usufruir do seu novo espaço da maneira com que sempre sonhou. A ajuda de quem já passou por isto é inestimável.

Siga a Nova Gente no Instagram