Nacional
Daniela Ruah

Oferece-se para apresentar o Festival da Eurovisão

Qua, 14/02/2018 - 12:41

A atriz revela que se ofereceu à RTP para ser anfitriã do Festival Eurovisão da Canção e que foi o marido, David Olsen, quem teve a ideia. Ruah avança também como vai ser a distribuição das apresentadoras.

Tal como avançámos em exclusivo e em primeira mãoDaniela Ruah é uma das quatro apresentadoras do Festival Eurovisão da Canção 2018, que se realiza em Lisboa, entre 8 e 12 de maio. O que se pensava, até agora, é que tinha sido a RTP, a estação organizadora do festival, a convidar a estrela da série «Investigação Criminal: Los Angeles».

Afinal, foi a própria que teve a iniciativa de se oferecer para apresentar o certame… e a culpa foi do marido, David Olsen. Em entrevista à Billboard, Daniela Ruah recorda que estava em casa da mãe, em Portugal, a assistir à final do Festival da Eurovisão, que terminou com a vitória de Salvador Sobral, quando o marido lhe disse: «Devias apresentar».

«Eu disse-lhe ‘estás doido. Isso é ridículo. Não há nenhuma relação a não ser o facto de eu ser portuguesa. E ele respondeu. ‘Estou a falar a sério. Devias apresentar. Falas inglês fluentemente. A série dá nestes países que participam na Eurovisão, por isso já és uma cara familiar para toda a gente’», recorda Daniela Ruah.

A atriz, que vive há uma década nos Estados Unidos, conta que, apesar de lhe parecer improvável ser escolhida, falou com o seu agente português. E a reacção foi positiva. Daí até estar reunida com Sílvia Alberto, Filomena Cautela e Catarina Furtado foi um piscar de olhos.

«O meu agente reencaminhou-me um email da RTP a dizer ‘adoraríamos contar com a Daniela. Estamos muito entusiasmados’. Senti-me muito bem recebida. E as outras três mulheres que vão apresentar são fantásticas. São nomes da casa, com um talento incrível. E, pela primeira vez, serão quatro mulheres a apresentar.», explica a atriz à Billboard.

Ruah faz revelações inéditas

Embora a RTP tenha mantido em segredo a forma como Daniela, Filomena, Catarina e Sílvia vão repartir o trabalho de apresentação, a estrela de «Investigação Criminal: Los Angeles» acabou por revelar à Billboard a dinâmica do espectáculo.

LEIA TAMBÉM: «Sílvia Alberto quer vestir estilistas nacionais na Eurovisão»

«Segundo o que sei, eu a Catarina estaremos no palco enquanto as outras duas [Sílvia Alberto e Filomena Cautela] estarão na green room [espaço reservado para os concorrentes e respetivas comitivas] e farão entrevistas nos bastidores. Claro que sabemos que tudo isso pode mudar», conta.

As gravações da nona temporada de «Investigação Criminal: Los Angeles» terminam a 9 de abril. E, assim que acabar de gravar a última cena, Daniela Ruah faz as malas para passar um mês em Portugal. «Sou precisa em Lisboa do fim de abril até 12 de maio, dia da final. Tudo acabou por se conjugar».

O 63º Festival Eurovisão da Canção acontece em maio, no Altice Arena, em Lisboa.

Texto: Raquel Costa

Siga a Nova Gente no Instagram