Multimedia
Daniel Oliveira

A Cápsula do Tempo! Do jornal "caseiro" ao topo da TV portuguesa

Sáb, 04/02/2023 - 14:00

Daniel Oliveira e Alta Definição são quase sinónimo. Mas de muito mais trabalho se fez o percurso do jornalista e apresentador, que antes ainda de ser maior de idade fundou um jornal caseiro e foi campeão nacional de xadrez.

Antes de ter como frase de assinatura, “o que dizem os seus olhos?” e de ser diretor de programas da SIC e diretor geral de entretenimento do grupo Impresa, Daniel Oliveira era apenas um jornalista em rápida ascenção. Antes disso, foi um miúdo apaixonado pela profissão.

Aos 16 anos, fundou um jornal caseiro, chamado Penalty, isto depois de já se ter sagrado campeão nacional de xadrez. Tal empenho e dedicação abriu-lhe portas para o mundo do jornalismo profissional. Uma vez lá dentro, não parou de subir... até ao topo.

Daniel Oliveira, hoje com 42 anos, passou por todas as áreas do ofício. Ou quase todas. Foi assistente de produção, produtor, produtor editorial e jornalista. Depois da SIC, foi jornalista na  revista TV 7 Dias, onde se aprimorou na arte de entrevistar, pela qual acabaria por ser reconhecido.

Voltou à SIC para integrrar a equipa fundadora da SIC Notícias. Em 2003 muda-se para a RTP, onde começou a mostrar, a uma escala maior, do que era capaz, em programas como Só Visto!, Vive o 2004, Exclusivo Mundial, Há Volta, Ângulo Inverso, Todos por um, No coração de Portugal, Só Visto e amigos, Top+, entre outros.
Mas seria mesmo na SIC, que acabaria por chegar ao topo. Mas não de imediato. Criou o Fama Show, Os Incríveis, O Regresso dos Incríveis e, claro está o Alta Definição, que ainda hoje, 14 anos depois, se encontra no ar.

Espreite algumas das produções realizadas por Daniel Oliveira, ao longo dos tempos, quando já sonhava, mas ainda não era, uma das figuras maiores da televisão portuguesa, na primeira viagem ao passado com A Cápsula do Tempo! da NOVA GENTE.

Texto: Tiago Miguel Simões; Fotos: Impala

Siga a Nova Gente no Instagram