Nacional
Daniel Oliveira

Ajuda menino com doença rara a tentar encontrar dador compatível: «O transplante é a única esperança»

Sáb, 13/06/2020 - 13:00

Daniel Oliveira recorreu às redes sociais para ajudar os pais do pequeno Arthur a tentarem encontrar um dador compatível.

Daniel Oliveira não conseguiu ficar indiferente à história do pequeno Arthur. O menino de sete anos sofre com síndrome mielodisplásico, uma doença rara que afeta a medula óssea. Está a ser acompanhado pelos médicos do Instituto Português de Oncologia de Lisboa e a única esperança é um transplante.

O apresentador e diretor de programas da SIC partilhou no Facebook e no Instagram o apelo dos pais da criança para ajudá-los a tentar encontrar um dador 100 por cento compatível.

«Esta doença é rara e no caso do Arthur o transplante de medula óssea é a nossa única esperança. O tempo urge e precisamos de encontrar um dador compatível», escreveram os pais do menino nas redes sociais.

«O Arthur precisa de um dador compatível de medula óssea com urgência! Partilhem, por favor», escreveu Daniel Oliveira.

Uma Medula para o Arthur

A luta do pequeno Arthur começou em dezembro de 2019, quando a mãe, Dalila, detetou umas manchas estranhas nos pés. Pouco depois diagnosticaram a doença rara.

A página de Facebook Uma Medula para o Arthur foi criada há pouco dias com o objetivo de tentar alcançar o maior número de pessoas possível. Os pais do menino estão desesperados e apelam diariamente à ajuda de todos.

Seja Dador de Medula: Saiba como e onde se pode inscrever

No site da Associação Portuguesa contra a Leucemia pode esclarecer todas as dúvidas que tenha sobre o assunto. Se quiser ser dador de medula óssea, nós damos-lhe algumas informações.

O que deve saber antes de se registar como potencial Dador de Medula óssea:

Registar-se como potencial dador de medula óssea implica apenas preencher um impresso e tirar uma pequena amostra de sangue, nada mais. Só uma ínfima quantidade de potenciais dadores tem o privilégio de ser “ativado” e realmente poder salvar uma vida. O potencial dador pode, em qualquer momento, desistir do processo.

A decisão de se registar como dador deve, portanto, ser uma decisão totalmente voluntária, ponderada e consciente para não causar falsas expectativas em doentes necessitados.

Uma vez registado como potencial dador poderá ser chamado para salvar alguém até aos 55 anos de idade.

Principais condições para se inscrever como potencial dador de medula óssea:

  • Ter entre 18 e 45 anos;
  • Peso mínimo de 50kg;
  • Altura superior a 1,5m;
  • Ser saudável;
  • Nunca ter recebido transfusões após 1980;

Nota: Não precisa de estar em jejum

O que levar:
BI e Cartão de Utente ou Cartão de Cidadão. No caso dos cidadãos estrangeiros, deverão levar o Visto de Residência.

O que é feito:
Preenchimento de um questionário e caso reúna as condições necessárias para se tornar dador de medula óssea, é-lhe retirada uma pequena amostra de sangue.

 

Texto: Filipa Rosa; Fotos: Reprodução Instagram

 

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . .

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 - Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Siga a Nova Gente no Instagram