nacional
Dalila Carmo

Dalila Carmo
Regressa à TVI depois de ter acusado canal: "A coisa não foi bonita"

Sex, 21/10/2022 - 13:15

Dalila Carmo está de regresso à TVI depois de, no início do ano passado, ter saído do canal e dado conta de um mal-estar na sua relação com a estação de Queluz de Baixo.

Dalila Carmo e Ana Sofia Martins estão de volta à TVI como parte do elenco da primeira coprodução internacional da estação de Queluz de Baixo. A série "João Sem Deus", na qual as atrizes vão ser protagonistas, é baseada em factos reais, resultando de uma parceria entre a TVI e o Canal Brasil em conjunto com as produtoras Ventre Studio e Coral Europa.

No início do ano passado, quando saiu da TVI, Dalila Carmo dava conta de um mal-estar na sua relação com a estação de Queluz de Baixo. "O mais grave dessa situação foi eu ter estado 21 anos ligada a um lugar - de onde saí durante quatro anos porque foi a altura em que vivi em Madrid e nessa altura foi uma coisa discutida e foi um afastamento saudável – e ter sentido que foi feio, tal como foi feio com outras pessoas antes de mim. Eu tenho ficado calada porque, para já, não vale a pena lavar roupa suja em público, apesar de eu agora estar a dar alguns sinais de que a coisa não foi bonita e é um assunto que tem de morrer", disse.

Em setembro seguinte, em entrevista à Magg, assumiu estar tudo sanado entre si e o canal. "Está tudo resolvido. (...) Já fui contactada pela Plural (produtora de novelas) para fazer um projeto, mas que não pude fazer. As propostas têm de me seduzir e vou aproveitar o facto de estar solteira para as coisas serem negociadas sem pressas, sem obrigatoriedades contratuais e baseadas apenas naquilo que são as minhas prioridades", explicou.

Atualmente, a artista integra atualmente o elenco da novela "Por Ti", da SIC.

Cristina Ferreira "ansiosa" com coprodução

"João Sem Deus", que conta ainda com os atores brasileiros Marco NaniniBianca ComparatoKarine Teles Antonio Saboia, matrca também o regresso à ficção de Ana Sofia Martins, que decidiu investir numa carreira internacional, tendo terminado a relação contratual com a TVI em 2020 depois de ter integrado os elencos de "A Única Mulher" e "Ouro Verde".

Em comunicado, Cristina Ferreira, diretora de Ficção e Entretenimento da TVI, refere que "está muito feliz por [a TVI] ser parceira nesta coprodução que ficciona uma história de impacto mundial e que terá duas atrizes portuguesas no elenco". "Estamos ansiosos e expectantes com o início das gravações e com a certeza de que será um grande projeto", diz Cristina.

"Com a parceria do Canal Brasil, Coral Europa e TVI, estamos realizando uma das primeiras coproduções internacionais para séries independentes no país, uma prática cada vez mais comum nos territórios Europeus e Norte Americanos. A série se torna assim pioneira, tanto na forma e alcance de seu conteúdo, quanto na estruturação inovadora de negócio", afirma Paula Cosenza, Produtora e uma das sócias do Ventre Studio.

"João Sem Deus" acompanha a vida de João Teixeira de Faria, que ficou conhecido no Brasil como João de Deus. Ao longo dos anos, o curandeiro foi acusado de abusos sexuais por centenas de mulheres, tendo sido julgado e condenado a 19 anos de prisão por crimes sexuais e também falsidade ideológica, corrupção de testemunha e coação e posse ilegal de armas de fogo e munição. João Teixeira de Faria encontra-se preso desde 2020.

A série conta ainda a história do regresso de duas irmãs à Abadiânia 17 anos antes da prisão de João de Deus. Uma delas sofre um trauma após ser violada, enquanto a outra se transforma numa leal funcionária de João de Deus. O desenrolar da história faz-se à volta do reencontro das irmãs.

A realizadora Marina Person, revela ainda que "as três protagonistas da série representam as mulheres reais que começaram o escândalo: Carmem representa a fé nos poderes de cura de João de Deus, Cecília representa as vítimas de abuso e Ariane, filha de Carmem, faz o papel de uma menina que só percebe que foi abusada após a fala de outras mulheres”.

Equipa de produção maioritariamente feminina

De acordo com o comunicado enviado pela TVI a série possui uma equipa de produção maioritariamente feminina, principalmente nas “posições de liderança”. Em “João sem Deus”, as principais decisões são tomadas por mulheres.

A produção é também acompanhada pela ‘Bem Querer Mulher’, uma iniciativa de acolhimento para mulheres que sofrem violência no Brasil, prestando apoio presencial durante as gravações das cenas mais delicadas.

Texto: Sofia Mendes; Fotos: redes sociais

Siga a Nova Gente no Instagram