Nacional
Dakar 2011

Português no pódio

Seg, 17/01/2011 - 17:18

Hélder Rodrigues, da equipa Yamaha, cumpriu no passado sábado o sonho de chegar ao pódio no Dakar. O motard português não podia estar mais feliz.

Hélder Rodrigues fez história no Rali Dakar Argentina-Chile 2011 ao assegurar o terceiro lugar do pódio da classificação geral. Emocionado, o piloto português deu uma entrevista onde fez o balanço da sua quinta participação na mais dura prova do todo-o-terreno mundial.

Como foi esperar na meta pela confirmação do terceiro lugar?
“Foram momentos de grande ansiedade e talvez os minutos mais longos da minha vida. Quando se tornou oficial não consegui conter as emoções, senti-me o piloto mais feliz do Mundo”.

É um resultado de sonho?
“Sem dúvida que sim, mas tenho a clara noção que cheguei onde cheguei por mérito próprio. O Rali Dakar é de longe a mais dura competição de todo-o-terreno do Mundo e o sucesso resulta de inúmeros factores. No que me diz respeito, sei que fui sempre rápido e competitivo".

Resumo do Dakar 2011?
“Terminei como é sabido com um resultado histórico, mas para lá chegar tive que sofrer muito. Penso que foi o Dakar mais complicado da minha carreira, onde as coisas aconteceram de uma forma muito diferente se compararmos com a prestação que tive noutras edições".

É o culminar da carreira?
“O pódio do Dakar é sem dúvida uma grande meta que consegui atingir. Fiquei atrás de dois pilotos oficiais e, portanto, fui o melhor piloto semi-oficial, o melhor piloto Yamaha e também o melhor português. São muitos motivos de satisfação”.

E agora?
”Agora quero um pouco de paz e descanso, pois estes 9.000 quilómetros deixaram-me de rastos. Depois é altura de começar a pensar no próximo Dakar. Sou cinco anos mais novo que o Cyril Despres e três do que o Marc Coma e sei que tenho ainda pela frente muitos anos de Dakar. Vencer o Dakar era um sonho de criança, agora sei que estou cada vez mais próximo de o concretizar".

Siga a Nova Gente no Instagram