Nacional
Curiosidade

Saiba o que acontece ao seu corpo quando retém gases

Ter, 11/09/2018 - 14:39

Por muito nojento que possa ser, os perigos de reter gases intestinais são tão grandes como não espirrar ou arrotar.

Especialistas dizem que se um ser humano retiver gases intestinais estes poderão, inevitavelmente e sem controlo, expelir através da boca. Reter esses gases criados pela alimentação pode afetar o sistema digestivo, interrompendo de forma maliciosa o seu bom funcionamento. No entanto, por boa educação, é normal que muita gente evite tal ato que é um transtorno.

Quem defende este fenómeno humano é Clare Collins. A professora de nutrição e dietética da Universidade de Newcastle, em New South Wales, na Austrália, diz à revista The Conversation e ao jornal Daily Mail explica que os gases intestinais entram no reto devido aos processos gastrointestinais habituais de digestão e metabolismo e, em seguida, saem através do ânus.

À medida que o corpo digere comida no intestino delgado, há componentes que não podem ser quebrados e movem-se ao longo do trato gastrointestinal e, eventualmente, para o intestino grosso chamado cólon. As bactérias intestinais quebram alguns dos conteúdos por fermentação.

Este processo produz gases e produtos chamados ácidos graxos que são reabsorvidos e usados em vias metabólicas relacionadas com a imunidade e prevenção do desenvolvimento de doenças. Os gases podem ser reabsorvidos através da parede intestinal para a circulação e, eventualmente, exalados pelos pulmões ou excretados pelo reto, como um “peido”.

Tentar segurá-lo leva a um aumento de pressão e a um grande desconforto.

Uma acumulação de gás intestinal pode provocar distensão abdominal, com algum gás reabsorvido na circulação e exalado em sua respiração. Segurando por muito tempo significa que a acumulação de gases intestinais acabará escapando através de uma extrapolação incontrolável do gás.

Segundo a mesma especialista, não é possível medir quanto um adulto liberta gases por dia. No entanto, de acordo com uma imagem recolhida a dez pessoas, foi possível verificar que um humano produz 705ml de gases a cada 24 horas.

Os gases podem surgir no corpo humano por vários motivos. Em primeiro lugar, do ar que respiram, bem como do dióxido de carbono que é produzido no estômago em conjunto com ácidos e bicarbonato lá presente. Também pode surgir de bactérias essenciais a circular no intestino.

Portanto, os gases com cheiro mais intenso são os que, logicamente, contém mais substâncias que são importantes de retirar pelo corpo humano, já em estado gasoso. O melhor é mesmo libertá-los. No entanto, enquanto esses gases são comprovados para realizar tarefas específicas que fazem andar o organismo, a produção excessiva de gases intestinais pode causar inchaço, dor, borborygmus (que significa sons estrondosos), arrotos e ainda mais libertação de gases.

LEIA MAIS: Mau cheiro forçou aterragem de emergência no aeroporto de Faro. Sim, leu bem

Siga a Nova Gente no Instagram