Saúde e Beleza
Cuide do seu nariz

O que é a rinoplastia? Tudo o que precisa de saber

Sex, 02/08/2019 - 08:03

O nariz é um elemento central da face – diria até que o mais prominente e saliente – e tem uma grande influência na autoimagem de qualquer pessoa

Artigo de opinião

Por David Rasteiro, cirurgião plástico

O nariz é um elemento central da face – diria até que o mais prominente e saliente – e tem uma grande influência na autoimagem de qualquer pessoa. É por este motivo que a rinoplastia é uma das cirurgias estéticas mais procuradas, tanto por homens como mulheres, das mais variadas idades.  

A cirurgia ao nariz – mais conhecida como rinoplastia – produz alterações a nível estético e funcional ao nariz, podendo corrigir aspetos inerentes ao seu aspeto e função. O grande propósito é conseguir atingir um equilíbrio facial, através da mudança de algumas questões estéticas do nariz, ao mesmo tempo em que é possível usufruir também de uma melhoria a nível funcional. 

O nariz é uma parte do corpo especialmente complexa, uma vez que tem na sua constituição vários elementos, tais como: osso, cartilagem, músculos, pele, vasos sanguíneos e nervos. Por sua vez, é fundamental ter um conhecimento aprofundado acerca das relações complexas e minuciosas que existem entre estes componentes. 

Sob o ponto de vista da estética, as áreas que mais incomodam os pacientes são, regra geral, o dorso e a ponta nasal. O dorso, uma vez que pode ser demasiado longo ou largo, e a ponta nasal, que pode ser larga e com uma projeção desproporcional (com falta ou em demasia). Consoante o planeamento da cirurgia entre o paciente e o cirurgião plástico, estas questões são ultrapassáveis e tornam o nariz mais harmonioso esteticamente.

Sob o ponto de vista da funcionalidade, o procedimento cirúrgico ajuda a corrigir as questões que perturbam a própria respiração, que podem ser classificadas enquanto malformações à nascença e/ou sequelas de traumatismos. De que vale ter um belo nariz se o paciente não consegue respirar devidamente? Assim, a cirurgia tem também em consideração os aspetos funcionais.

Pós-operatório

Embora a cirurgia não seja dolorosa, é normal, e comum, haver algum edema e equimoses (nódoas negras) em torno do nariz, que desaparecem dentro de cerca de 10 dias. É fundamental seguir o protocolo de pós-operatório junto do seu cirurgião plástico, respeitando todas as indicações médicas, tais como utilizar uma tala durante as primeiras semanas.

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

Texto: David Rasteiro, cirurgião plástico; Fotos: DR

Siga a Nova Gente no Instagram