Saúde e Beleza
Cuidados de saúde

Bronzear ao sol e à sombra sem perigo

Seg, 24/08/2020 - 18:00

As principais armadilhas dos banhos solares são as queimaduras provocadas pelos raios UV (ultravioleta), mas também o envelhecimento cutâneo

Artigo de opinião
Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Periodicamente, e em especial após o verão, convém realizar um exame dermatológico para medir o pH da pele e os seus níveis de hidratação, elasticidade e oleosidade, cujos efeitos se tornam mais aparentes na face.

A exposição prolongada ou intensa aos raios ultravioleta (UV) pode ter consequências graves para a saúde, como as queimaduras solares, o enfraquecimento das defesas imunitárias, as inflamações e lesões oculares, o envelhecimento cutâneo prematuro e até o cancro da pele. Mesmo o mais eficiente creme de proteção solar não é suficiente para filtrar a totalidade dos raios UV: um índice de proteção 2 trava 50% dos UV, um índice 15 protege a 93% e um índice 50 ainda deixa passar 2%!


O melhor remédio é pois proteger-se ainda com um chapéu de abas largas, uma t-shirt seca e óculos de sol.


As principais armadilhas dos banhos solares são as queimaduras provocadas pelos raios UV (ultravioleta), mas também o envelhecimento cutâneo e, a longo prazo, o risco acrescentado de cancro da pele. Para um bronzeado sem perigo, é melhor adotar algumas regras de segurança. Além da aplicação tópica regular de cremes de proteção solar, é conveniente reforçar as capacidades protetoras da pele combatendo os radicais livres, moléculas cuja formação é favorecida pelos raios UV e que, acumulando-se no organismo, aceleram o envelhecimento da pele e o surgimento de cancros e outras afeções.
Uma alimentação mais rica em vitamina E (p.ex.: legumes de folha), betacaroteno (p.ex.: cenouras), selénio (p.ex.: frango) licopeno (p.ex.: melancia)  também ajuda a bronzear e é especialmente indicada para o tempo quente e solarengo.


Conhecidos durante muito tempo como os precursores da vitamina A, aos carotenos é-lhes dada hoje mais importância pela sua atividade anti-oxidante. A oxidação é um fenómeno que também se dá no organismo humano, estando na origem do envelhecimento. Os carotenos são um dos principais antioxidantes, sendo muito benéficos para a pele, dando-lhe cor e preparando-a para o bronzeamento.

Na Consulta de Nutrição e de acordo com os resultados da Análise da sua Composição Corporal, ser-lhe-á criado um regime alimentar personalizado que não só lhe permitirá controlar o seu peso e gordura corporal, como também tratar do seu bronze preservando o seu rosto e a saúde da pele de todo o corpo.


Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

 

 

Tire as suas dúvidas
Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Siga a Nova Gente no Instagram