Saúde e Beleza
Cuidados de cabelo

Afinal, devemos lavar o cabelo de manhã ou à noite? Quantas vezes por semana?

Sex, 10/04/2020 - 08:54

Lavar o cabelo de manhã é melhor do que à tarde? Só devo lavar o cabelo três vezes por semana? Estas são algumas das perguntas que o cabeleireiro e cronista da Nova Gente, David Xavier, responde desta crónica dedicada a dicas durante a quarentena

Lavar o cabelo de manhã é melhor do que à tarde? Só devo lavar o cabelo três vezes por semana? Estas são duas das questões que mais têm chegado à revista Nova Gente e às minhas plataformas sociais.

Lavar o cabelo de manhã é melhor do que à tarde? Só devo lavar o cabelo três vezes por semana?

Por muito que se tente encontrar uma resposta exata, não há nenhum estudo conclusivo em relação a estas questões. Por isso mesmo, face à interrogação - se ao lavar o cabelo de manhã é melhor do que à noite -, considero que não há uma altura predileta para o fazer, já que estudos existentes, sobretudo das grandes marcas de cosméticos, não encontraram um limite temporal em particular que conferisse mais benefícios aos fios de cabelo.

No meu ponto de vista, o período da manhã permite uma secagem completa ao longo do dia. Por isso, caso tenha oportunidade de lavar o cabelo de manhã, evitará questões como fungos. 

Quando tenho mais tempo para lavar bem e corretamente o meu cabelo? Como sinto o meu couro cabeludo? 

A perceção dos seus dedos e da sua apalpação da zona capilar, é que lhe vão dar uma linha orientadora. Se sente o cabelo mais saudável, mais luminoso, no período da manhã, então, faça-o nesse período. Se não, opte por outro horário.

O mesmo ocorre com a quantidade de vezes que deve lavar o cabelo por semana. O que é imperativo é que esteja limpo e saudável. 

O que se deve ressalvar são as situações em que o couro cabeludo é oleoso. Nestes casos, deve lavar-se a cabeça todos os dias, com os produtos adequados à tipologia couro cabeludo.

Quais os produtos que devo usar?

A melhor resposta é quase tão ambígua quanto as que dei anteriormente. O que aconselho é que siga a recomendação dada por um cabeleireiro que conheça já o seu cabelo. 

De acordo com o diagnóstico, o profissional vai aconselhá-la os melhores produtos, adaptados às suas necessidades, aos seus desejos e também às suas rotinas.

Pontos de Venda das Nossas Revistas

Crónica de David Xavier com apoio de Kérastase Portugal

 

Siga a Nova Gente no Instagram