Documento
Crónica Francisco Guerreiro

Meu querido David Miranda

Qua, 17/05/2023 - 15:30

Na passada semana, a um dia de fazer 38 anos, partiu o meu querido David Miranda. Sei que para muitos que lêem esta coluna, este nome não diz nada. Mas, por isso mesmo, é que vos quero contar quem ele é.

Na passada semana, a um dia de fazer 38 anos, partiu o meu querido David Miranda. Sei que para muitos que lêem esta coluna, este nome não diz nada. Mas, por isso mesmo, é que vos quero contar quem ele é.

O David nasceu e cresceu no Jacarezinho, uma das comunidades com mais desigualdades do Rio de Janeiro, e desde cedo foi abandonado pelos pais, tendo sido criado, com imenso amor, por uma vizinha. No seu percurso, e contra todas as adversidades, cresceu para se tornar, segundo a Times Magazine, num dos 100 jovens mais influentes do mundo. Devido à sua irreverência desde cedo se interessou na prática política, sendo eleito para a Assembleia do Rio de Janeiro, em 2016, e depois para o Congresso Nacional, em 2018. A sua tenacidade e irreverência foram sempre uma constante na sua vida.

Durante estes anos, e devido à defesa de Edward Snowden, numa tentativa de garantir o seu asilo político no Brasil, David conheceu o marido, o jornalista Glenn Greenwald. Desta união nasceu a adopção de três maravilhosos filhos. Mais recentemente, em 2022, e num contínuo acto de rebeldia, David mudou-se para o Partido Democrático Trabalhista, apoiando a candidatura presidencial do progressista Ciro Gomes.

Nunca o conheci pessoalmente, porque as circunstâncias nunca se proporcionaram, mas por uma causa comum, a ecologia, juntámo-nos para criar um evento online chamado “Pare Pelo Meio Ambiente”. Neste, realizado em 2021, que contou com a participação de vários artistas, nomeadamente a Anitta, Daniela Mercury, Caetano Veloso, Rogério Charraz, João Gil, Oliver Stone, etc.., promovemos a mudança urgente para uma sociedade descarbonizada. Desde aí a nossa amizade cresceu.

Negro, gay, activista (também pelos direitos dos animais), político, marido e pai conseguiu durante a sua vida estar ao lado das causas mais progressistas e justas. Demonstrou-nos, pelo exemplo, que a mudança para uma sociedade mais ética, compassiva e altruísta é possível. Por tudo isto, e tanto mais, obrigado meu querido David Miranda.

 

Texto: deputado Francisco Guerreiro

Siga a Nova Gente no Instagram