Crónica Francisco Guerreiro

Carne: a pegada insustentável

Qua, 22/11/2023 - 09:28

Este mês estreamos o documentário produzido por mim e realizado pelo Hugo de Almeida, sobre o impacto da pecuária e da pesca na saúde pública, nos ecossistemas e no bem-estar animal.

“Carne: a pegada insustentável” conta com um site específico, www.carnedoc.com e teve a participação de mais de 20 personalidades nacionais e internacionais, tal como fundamenta-se nos mais recentes dados científicos. Tudo para comprovar que sem uma alteração drástica nos nossos consumos alimentares, e consequentemente, nas políticas agrícolas, piscatórias, económicas e fiscais, será impossível atingirmos as metas do Acordo de Paris e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

O filme, com cerca de 70 minutos, poderá ser visualizado online em Abril do próximo ano, isto porque, até lá, vamos andar pelo país a apresentá-lo fisicamente. Ao contrário da tradicional estratégia de massificar pela internet o conteúdo multimédia, preferimos dedicar-nos a debater o tema cara a cara com quem desejar organizar um evento. Todas as informações podem ser encontradas no site.

E este sentimento de realização vem no seguimento de meses de preparação para o mesmo, que nos levou, por exemplo, a Beirute, ao Hayek Hospital, o primeiro 100% plant based, mas também a um santuário animal em Paredes de Coura, a Quinta das Águias, e reforçou-se, em paralelo, na última semana, com um evento que organizei no Parlamento Europeu sobre a transição para uma economia sem produtos animais.

O evento que reuniu participantes do sector agroalimentar, agricultores, retalhistas (LIDL e IKEA), tal como associações de protecção ao consumir (BEUC) e de bem-estar animal, fundamentou ainda mais esta certeza que necessitamos de liderança política para enfrentar os desafios de saúde pública, ecológicos e éticos do presente. Os dados são alarmantes, mas mais preocupante é o marasmo político em torno de novas ideias e sobretudo a acção na concretização de uma economia justa, pacífica e próspera.

Siga a Nova Gente no Instagram