Documento
Crónica de Francisco Guerreiro

Boas festas!

Ter, 28/12/2021 - 18:00

Nesta quadra, e sobretudo considerando o ano difícil que passámos como sociedade, creio ser fundamental partilhar algo pessoal e que me é muito querido.

Nesta quadra, e sobretudo considerando o ano difícil que passámos como sociedade, creio ser fundamental partilhar algo pessoal e que me é muito querido.

Neste ano, decidimos, de modo a evitar ajuntamentos e grandes conglomerados, dar uma escapadinha de Natal à aldeia de xisto de Álvaro, em Oleiros. Nesta aldeia mágica, banhada pelo Zêzere, estivemos vários dias a repousar e a desfrutar do que é mais especial nesta quadra. A companhia dos nossos.

E, num espírito de abertura, a parte da nossa família que não é vegan quis partilhar e saborear refeições connosco. Este pequeno exemplo demonstra o quão todos estão abertos à mudança e à aproximação a estilos de vida que, mesmo não sendo os seus, têm impactos muito positivos para a saúde, para o meio ambiente e, claro, para o bem-estar animal.

Partilhámos várias refeições sem produtos animais, deliciosas devo dizer, e no fundo todos demos um passo no sentido de exercer o que este período apregoa. A não violência e a compaixão pelo próximo (seja humano ou não humano). Isto porque quando mudamos o que colocamos no prato, estamos a passar uma forte mensagem a nós e aos que nos rodeiam. Uma mensagem simples e directa e que subentende que mudar não tem de ser visto como algo intrinsecamente negativo. Muito pelo contrário.

E, desta aldeia do interior de Portugal, com refeições para todos os gostos, mas sobretudo com muita compaixão, tolerância e amor, desejo-vos a todos e todas boas festas e um próspero 2022.

Texto: Francisco Guerreiro, eurodeputado

Siga a Nova Gente no Instagram