Nacional
Cristina Ferreira

A receita de arroz doce da apresentadora que se faz em 30 minutos

Qui, 03/12/2020 - 07:45

Cristina Ferreira não resiste a uma boa sobremesa. Se for um prato de arroz doce, melhor ainda. Flávio Furtado recuperou a receita da apresentadora que se faz em cerca de 30 minutos.

Cristina Ferreira tem cuidado para manter a linha, mas não dispensa uma boa sobremesa, especialmente se se tratar de arroz doce. A receita da apresentadora e Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI andava esquecida, mas Flávio Furtado fez questão de a resgatar.

Veja, passo a passo, como fazer o arroz doce de Cristina Ferreira. Só precisa de 30 minutos. 

  1. Leve ao lume um tacho com 1 litro de leite, 200 gramas de açúcar, 200 gramas de arroz carolino e 1 colher de café de sal.
  2. Quando levantar fervura introduza uma casca de limão.
  3. Deixe cozer em lume brando, mexendo de vez em quando, até o arroz estar bem cozido mas ainda caldoso.
  4. Desfaça 3 gemas com um garfo numa tigela, junte um pouco do arroz cozido, mexa e misture tudo no tacho.
  5. Leve novamente ao lume, agora muito baixo, e mexa cerca de um minuto.
  6. Retire do lume e distribua por taças individuais ou numa travessa funda.
  7. Depois de frio, polvilhe com canela.

O segredo da nutricionista de Cristina para comer pão sem engordar

O fruto proibido é sempre o mais apetecido e o caso do pão não é exceção. Por isso, a nutriconista de Cristina Ferreira, Iara Rodrigues, quis deixar duas dicas preciosas para quem não passa sem uma boa fatia.

"Quanto mais nos dizem que o pão engorda, incha a barriga e tal… mais passamos o dia a sonhar com a torrada que não comemos de manhã e não nos sai da cabeça. Pior, depois disso o mais certo é acabarmos a enfardar bolachas ou um croissant impróprio para qualquer 'dieta'. Se pensarmos nisto, aquela fatia de pão não nos teria feito mal nenhum, pelo contrário, até fizemos pior ao tentar 'compensar' essa vontade", começa por elucidar.

Iara Rodrigues garante que o segredo está na quantidade e na escolha dos pães certos.

"Devemos optar pelo pão cujo processo de fabrico for o mais artesanal possível, feito com cereais - verdadeiramente - integrais, sem fermento químico e com massa mãe, devendo evitar-se os tipos de pão aos quais foram acrescidos aditivos com o propósito de melhorar o seu aspecto e paladar e prolongar a sua validade. Em jeito de resumo: um bom pão é feito a partir de farinha(s), que é amassada juntamente com água e sal, fermentada naturalmente e cozida no forno", explica.

A especialista refere ainda que a quantidade ideal de é 1 a 2 fatias de pão por dia e enumera algumas das opções mais saudáveis. Pode vê-las aqui.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram