Nacional
Cristina Ferreira

O significado por detrás da pulseira misteriosa que usa em todos os programas

Qua, 09/01/2019 - 21:09

É provável que ainda não tenha reparado, mas há algo que Cristina Ferreira não dispensa e usa em todos os programas desde que se estreou na SIC: uma pulseira

Cristina Ferreira estreou-se na SIC, esta segunda-feira, dia 7 de janeiro. Um dia com um número que é especial para a apresentadora e, tal como a mesma conta, é o seu número da sorte. 

«Há coisas simbólicas, eu ligo a pormenores. O facto de ter estreado no dia 7, o facto de ter estreado numa segunda-feira diz-me muito e diz-me mais porque a primeira conversa que tive com o Daniel [Oliveira] foi no dia 13/7, os meus dois números da sorte», explicou-nos no dia da estreia.

Mas não é apenas a «sorte» do dia 7 que a tem acompanhado nos primeiros três dias. Nos programas já emitidos, Cristina Ferreira fez questão de usar uma pulseira que não se trata apenas de um acessório, é um amuleto.

É provável que ainda não tenha reparado, mas durante estes três dias pôde ver uma pulseira bastante fina, no braço direito da apresentadora, que tem uma peça em formato de olho. Este símbolo tem alguns significados e um deles é o chamado olho turco. Uma forma usada para combater o mau-olhado. 

Marca da pulseira é desconhecida, «é da Cristina»

Não se sabe se este é realmente o fim para o qual a nova estrela da SIC usa esta pulseira prateada e com brilhantes, mas certo é que ainda não a tirou. Usou-a desde o momento em que disse «está no ar O Programa da Cristina» até hoje quando acenou «até amanhã» aos telespectadores.

O site da Nova Gente investigou. Apesar de Cristina Ferreira ter adiantando que todas as joias eram assinadas pela marca Eugénio Campos, esta pulseira em específico «é da Cristina», diz-nos o agente da apresentadora. Ou seja, não se trata de um acessório patrocinado que completa o look, parece tratar-se realmente de um amuleto de proteção. 

Afinal, o que é um olho turco?

No mundo do esoterismo e dos amuletos há um objeto que se destaca e ao qual muitas pessoas recorrem: o denominado olho turco, olho grego ou nazar. Este símbolo deve ser usado junto ao corpo. Como por exemplo numa pulseira ou num colar.

O objetivo principal é combater o mau-olhado que, por outras palavras, é o efeito negativo que o olhar de uma pessoa pode causar noutra a partir de um sentimento de inveja ou ódio, explica o site Conceito.

O olho turco é uma gota ou círculo plano feito de cristal e tem um olho no centro. A origem deste símbolo remonta à civilização do Antigo Egito, onde se acreditava que os maus sentimentos dos seres humanos se projetavam através dos olhos. 

Percorra a galeria e veja todos os momentos em que a pulseira misteriosa ficou à vista. 

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram