Nacional
Cristina Ferreira

Luta e chega ao parlamento! Apresentadora dá voz após ofensas online

Qui, 02/02/2023 - 21:00

Mais de dois anos depois de ter lançado o 'Pra Cima de P*ta', e de ter conseguido uma petição com mais de 50 mil assinaturas, Cristina Ferreira foi ao Parlamento debater sobre as mensagens de ódio trocadas nas redes sociais.

Cristina Ferreira lançou o livro ‘Pra Cima de P*ta’, em novembro de 2020, em que expôs as ofensas que recebe nas redes sociais. Além do mais, a apresentadora da TVI criou uma petição para ir ao Parlamento  discutir o ódio na Internet. A comunicadora conseguiu o seu objetivo e reuniu mais de 51 mil assinaturas online, em poucos dias. 

Esta quinta-feira, 2 de fevereiro, e mais de dois anos depois de ter lançado o livro, Cristina Ferreira foi ao Parlamento dar o seu testemunho e debater a importância de condenar as mensagens de “ódio e a agressão gratuita na Internet”.

“Dia muito importante. Que se faça o debate”, escreveu a apresentadora da TVI.

A diretora de Entretenimento e Ficção da TVI deixou ainda uma frase do médico psiquiatra Júlio Machado Vaz. “As redes sociais são apenas um reflexo moderno de algo que sempre existiu nas sociedades”.

Veja na fotogaleria a passagem de Cristina Ferreira pelo parlamento. 

"Somos todos figuras públicas"

Cristina Ferreira partilhou, ainda, com os seguidores que a sua ida ao parlamento 'trouxe frutos'. "A discussão foi feita com representantes dos vários partidos com assento na assembleia e segue para plenário em breve. A tipificação do crime de ofensa nas redes sociais e a criação de uma entidade reguladora foram alguns dos pontos por mim defendidos nesta comissão. A liberdade de expressão não pode ser confundida com a liberdade de agressão. A necessidade de debate e regulamentação foi referida por todos como premente e, por isso, avançar para plenário deixa-me profundamente feliz e convicta de que a minha voz está a ser usada num tema da mais profunda relevância social", começou por escrever.

A comunicadora voltou ainda a deixar uma mensagem importante sobre a importância de quebrar com as ofensas online. "Nas redes sociais somos todos figuras públicas. E, sem formas de regulação e sem o seu exercício, julgamentos sumários e agressões gratuitas continuarão a multiplicar-se impunemente na internet. Um espaço de socialização importantíssimo para não ter um olhar célere e capaz de prevenir futuros danos geracionais. Hoje foi um dia importante", escreveu.

 

 

Texto: Carolina Marques Dias; Fotos: Redes sociais

Siga a Nova Gente no Instagram