Nacional
Cristina Ferreira

Costureira da apresentadora incrédula: «Era uma agulha no palheiro»

Seg, 30/09/2019 - 22:10

Falámos com a costureira que criou um dos vestidos usados por Cristina Ferreira na 24ª edição dos Globos de Ouro. «A minha intenção era mostrar que nós – costureiras – somos talentosas e, às vezes, somos maltratadas»

Em junho, Cristina Ferreira lançou um grande desafio a todas as costureiras do País: criarem um dos vestidos que iria usar na 24ª gala dos Globos de Ouro, no Coliseu dos Recreios. 

Na altura, apresentadora estabeleceu que o único requisito era «ter o sonho de costurar o vestido mais bonito do mundo». «Sim, uma costureira vai fazer um dos meus vestidos dos globos. Tenha 20, 40, 60 ou 80 anos. Tem de ter apenas o sonho de me costurar o vestido mais bonito do mundo», anunciava. 

Com 50 anos de profissão, Elisa Carvalho, 63, acabou por ser a escolhida para este grande desafio e criou o segundo vestido que Cristina Ferreira usou na entrega de prémios que teve lugar esta domingo, dia 29 de setembro.

«Trabalho com costureira desde que me conheço. Tinha 14 anos quando comecei e nunca parei. Trabalho desta maneira por amor», disse a costureira que tece os maiores elogios a Cristina Ferreira.

«[A Cristina] dá valor aquilo que tem»

«A Cristina é ‘aquela menina’, ‘aquela essência’ que eu achava que era e que confirmei… ‘Do povo’, mas com muito talento. Ela é aquela pessoa que dá valor aquilo que tem à volta dela e tem uma equipa fantástica. Estou muito feliz», confidenciou a costureira que não esperava ganhar o concurso lançado pela estrela da SIC.

Em conversa com o nosso site, Elisa Carvalho conta-nos como tudo começou. «Inscrevi-me no concurso e pensei: ‘eu sou uma agulha no palheiro’ e nunca mais pensei no assunto. Um dia, quando estava no meu trabalho, recebi uma chamada da revista Cristina a dizerem-me que tinha sido a escolhida e se eu estava disposta a fazer o vestido… E eu disse que sim!», conta-nos.

«A minha intenção era mostrar que somos talentosas»

A notícia de que tinha sido a costureira eleita foi encarada como um grande desafio. «Quando mandei o email, pensei… Gostava de fazer isto! Porque era ‘a Cristina’. Eu tenho trabalhado com alguns ateliers, já vesti várias figuras públicas, mas estou sempre por trás. A minha intenção era mostrar que nós – costureiras – somos talentosas e, às vezes, somos maltratadas», referiu.

Cristina Ferreira fez questão de acompanhar todo o processo de criação do vestido. Aliás, a inspiração partiu mesmo da apresentadora da SIC. «A Cristina teve as ideias, disse-me o que gostava e eu transportei isso para a modelagem, fiz um protótipo e ela gostou!», revelou a costureira que diz que fazer «fatos de festa» é o que mais gosta de fazer.

Elisa Carvalho é natural de Vila Franca de Xira, mas vive em Cascais onde tem o seu próprio atelier de costura. Já vestiu várias figuras públicas, como a cantora Marisa Liz, para as galas do The Voice, na RTP, durante o ano de 2016.

Esta foi a primeira vez que vestiu Cristina Ferreira e espera com este desafio ter contribuído para dar mais visibilidade ao trabalho das costureiras, em Portugal.

Texto: Ana Filipe Silveira e Sofia Santos Cardoso; Fotos: Redes Sociais

Siga a Nova Gente no Instagram