Nacional
Cristiano Ronaldo

Afinal para que serve esta banheira estranha? Nós descobrimos

Sex, 02/08/2019 - 11:40

Cristiano Ronaldo é bastante preocupado com a saúde mental e física. O jogador aproveita os tempos livres para cuidar do seu corpo e mente da melhor forma...até recorre a tradições japonesas.

Cristiano Ronaldo é um futebolista bastante focado no trabalho e dedicado a tudo o que este inclui, mas o treino não acaba quando este deixa o campo e os colegas de equipa. O filho de Dolores Aveiro não é o melhor do mundo por acaso e já o provou várias vezes. Apesar de ser um homem que tem como prioridade a família, assim que chega a casa os treinos continuam e não é só a parte física...a parte mental também é trabalhada e não é de qualquer maneira.

O jogador da Juventus aproveita os tempos livres para cuidar do corpo e da mente, chegando mesmo a recorrer a tradições japonesas. Esta quinta-feira, dia 1 de agosto, Cristiano mostrou-se sentado numa banheira de madeira, que suscitou a curiosidade dos seguidores. «Recuperação e meditação», foi a legenda escolhida por CR7 para descrever aquele que é um momento diferente do que estamos habituados a ver.

A banheira é mais funda do que comprida, sendo que só permite que a pessoa fique sentada e não deitada. Mas esta não é a única particularidade curiosa. A peça tem uma espécie de termômetro e não tem qualquer tido de torneira. A única coisa mais parecida é um tubo de cobre que saí da parede em direção à mesma. Visto ser uma banheira bastante fora do comum, o site da Nova Gente foi investigar e perceber para que serve e quais são os benefícios da mesma. Acabámos por descobrir que esta é uma tradição bastante antiga, que vem dos tempos dos samurais.

O objetivo é o relaxamento e a recuperação mental

A este tipo de banho dá-se o nome de Ofuro, um banho quente, tradicional no Japão, que se caracteriza pela imersão numa banheira de madeira própria para o efeito. O ofuro tradicional japonês é feito numa banheira de madeira, mais curta e mais profunda do que a banheira ocidental. O objetivo é que a pessoa usufrua dos benefícios da água quente (com temperaturas entre 36 e 40ºC), não deitada, mas sentada e com a coluna totalmente submersa. Os orientais acreditam que nessa posição a pessoa recupera a energia e a paz que foi experienciada no ventre materno.

De todas as propriedades terapêuticas que este banho pode ter destacam-se o combate ao stresse, alívio de dores musculares e a estimulação da circulação sanguínea. 

Texto: Inês Marques Fernandes; Fotos: Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram