Nacional
Covid-19

Professora de jovem que morreu mostra-se arrasada: «Um jovem feliz partir assim? Não dá para acreditar!»

Seg, 30/03/2020 - 19:40

Vítor Godinho, de apenas 14 anos, é a mais jovem vítima da Covid-19 em Portugal. A sua professora está a emocionar Portugal com as suas palavras de despedida.

Vítor Godinho, rapaz de 14 anos, é o paciente mais jovem que morreu infetado com Covid-19. A notícia foi dada pelo Portal de Notícias Impala e a Direção-Geral de Saúde confirmou o óbito, mas sublinhou que o menor tinha «outras doenças associadas», sem referir quais. Vítor, considerado pelo jornal inglês Daily Mail e o Metrópolos (Brasil),  «a vítima mais jovem da Covid-19 na Europa», era jogador de futsal de um clube pertencente à Associação de Futebol de Aveiro.

O pai, nas redes sociais, foi parco em palavras e escreveu apenas: «Hoje estou de luto. O meu menino infelizmente partiu. Estou de rastos».

Já a professora, Maria Ferreira Marques, escreveu uma longa homenagem. «Uma morte quando não é natural, não é fácil de aceitar… Tu eras um jovem “reguila”, mas bom, alegre, divertido e supostamente saudável… De repente o mundo levou-te para longe», escreve.

«Sei que um dia todos nos vamos encontrar e, nessa hora, a alegria e a festa será enorme… finalmente voltaremos a encontrarmo-nos e a sermos felizes, como sempre nos demonstravas com um sorriso nos lábios. Se fosses mais velho, doente ou triste, eu até entendia… Mas não! Somos egoístas, estamos ora mais, ora menos, habituados a mortes de pessoas mais velhas, vividas, que já realizaram sonhos, construíram um destino e partem... Mas alguém como tu, jovem, cheio de vida e sonhos, não é fácil aceitar. Até agora questiono se alguém ou alguma coisa poderia ter evitado a tua partida…», diz.

A professora recorda ainda a alegria do menino, e frisa que será recordado pela família, professores e colegas. «Um jovem feliz partir assim? Não dá para acreditar! A dor contaminou a comunidade de Maceda e não deu sinais de partida, mas sim de uma morada eterna. Até sempre, Vítor Godinho», termina.

O menor deu entrada no Hospital da Feira com meningite. Nas redes sociais, multiplicam-se as mensagens de pesar pelo falecimento de Vítor Godinho. O concelho de Ovar está há 11 dias com cordão sanitário e regista mais de uma centena de casos positivos de infeções pelo novo coronavírus.

 

Texto: Luís Martins; Fotos: D.R.

 

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

 

Siga a Nova Gente no Instagram