Documento
Covid-19

OMS declara pandemia de coronavírus: «Precisamos de fazer o que é certo»

Qua, 11/03/2020 - 16:58

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, esta quarta-feira, pandemia de coronavírus Covid-19. O diretor-geral da OMS disse, na reunião diária da organização, que há mais de 118 mil casos em 114 países, declarando assim que estamos a viver uma pandemia de coronavírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, esta quarta-feira, pandemia de coronavírus Covid-19. O diretor-geral da OMS disse, na reunião diária da organização, que há mais de 118 mil casos em 114 países, declarando assim que estamos a viver uma pandemia de coronavírus.

«Estamos nisto juntos e precisamos de fazer o que é certo, com calma», afirmou Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS que defende que todos os países, em conujunto, podem «mudar o rumo desta pandemia».

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos em todo o mundo. Portugal regista 59 casos confirmados de infeção, segundo os mais recentes dados avançados esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde.

Epidemia e pandemia são a mesma coisa?

A questão surge com o novo coronavírus – o sétimo, desde que há registos, batizado por Covid-19 – e nem sempre está a utilizar-se o termo certo. Afinal, trata-se de epidemia ou de pandemia? Em qualquer dos casos, somos de imediato transportados para cenários alarmantes, com sistemas de saúde sobrecarregados, falhas na resposta às populações e quantidades enormes de mortos. A associação é legítima, mas inicialmente nada têm que ver com o que significa cada um dos termos. Assim, quando devemos usar os termos epidemia e pandemia? Saiba mais aqui.

Texto: Joana Ferreira; Fotos: DR

Siga a Nova Gente no Instagram