Saúde e Beleza
Corte de Cabelo

Dicas para escolher um bom cabeleireiro nos dias de hoje

Ter, 28/01/2020 - 08:25

O que é importante ressalvar quando se procura um profissional de cabelo é que devemos sair das mãos dele com o visual melhorado e dentro das expetativas

 

A ida a qualquer salão de cabeleireiro é, frequentemente, encarada como um sentimento agridoce. Mas não deve ser de todo.

Afinal, quando se fala de cabelo, estamos a falar da moldura do rosto, pelo que deve estar de acordo com o gosto de cada um e com a estrutura do crânio também de cada pessoa.

O que é importante ressalvar quando se procura um profissional de cabelo é que devemos sair das mãos dele com o visual melhorado e dentro das expetativas. Por tudo isto, o cabeleireiro deve ser encarado como «o melhor amigo do seu cabelo», e deve conhecê-lo na perfeição, assim como as suas caraterísticas fisionómicas e pessoais (estilo e preferências). 

Deste modo, e caso ainda não tenha o seu cabeleireiro de eleição, antes de tomar uma decisão e de ver as tesouras em funcionamento no seu cabelo, sugiro que faça três simples perguntas ao seu novo ‘hairstylist’. 

1. Se pudesse fazer algo ao meu cabelo, o que poderia ser?

Um bom profissional de cabelo nunca irá responder de forma automática a esta questão. O cabeleireiro deverá analisar o seu cabelo, corte e cor atuais, e após uma pequena conversa circunstancial, deverá propor um projeto para a «moldura do seu rosto». 

Privilegie o profissional que tenha novas ideias, mas que preserve a sua personalidade e o seu estilo.

2. Como pode estar o meu cabelo num espaço temporal de cinco anos?

Todos sabemos que a moda, sobretudo no ramo dos cabelos, é muito pouco intemporal, o que leva a, muitas vezes, a mudanças drásticas de visual, não havendo, aparentemente tempo para a construção de um visual.

Contudo, isso não significa que não se possa fazer uma projeção a longo prazo do seu estilo de cabelo. Um bom profissional de cabelo, em conjunto com o/a cliente, deverá decidir o resultado que pretendem no futuro e definir  que passos tomar no presente para o alcançar. 

3. Como manter o resultado de salão em casa?

Esta é uma questão delicada de ser respondida. Em primeiro lugar, é preciso ressalvar que o resultado de um bom profissional de cabeleireiro é impossível de ser alcançado em casa. 

E razão é simples: as técnicas utlizadas para o manuseamento do cabelo são concebidas numa lógica de trabalho virada para a relação profissional-cliente e não de auto-produção.

Por isso mesmo, tão importante como conseguir o visual que mais deseja, é saber como mantê-lo no dia-a-dia sem que seja necessário visitar constantemente um profissional da área do styling de cabelos.
Atendendo a tudo isto, deve perguntar ao seu cabeleireiro quais os produtos adequados ao seu visual e como deve utilizá-los em contexto doméstico, como também deve pedir sugestões de técnicas de styling para fazer a si própria.

Acredito que, com estas dicas, conseguirá fazer com que o resultado do seu visual fique idêntico ao que idealizou.

Crónica de David Xavier; Fotos: Impala 

Siga a Nova Gente no Instagram