Saúde e Beleza
Coronavírus

Vacina vai ser testada em humanos em poucos dias

Sáb, 14/03/2020 - 11:40

Cientistas citados pelo jornal The Telegraph anunciaram que a vacina contra o coronavírus vai começar a ser testada em humanos dentro de poucos dias.

 

A vacina desenvolvida para combater o coronavírus vai começar a ser testada em pessoas saudáveis que se voluntariaram para a receber, depois de os primeiros testes já terem sido realizados em animais.

Segundo os cientistas citados pelo jornal The Telegraph, se a vacina se confirmar segura, esta vai começar a ser utilizada em doentes diagnosticados com Covid-19 para testar a sua eficiência.

Os líderes da indústria farmacêutica acreditam que esta nova vacina estará disponível dentro de 12 a 18 meses, mas esta previsão é ainda uma estimativa. Por outro lado, os picos de coronavírus que estão previstos para os próximos meses de maio e junho não poderão ser evitados.

A importância da prevenção

Tendo em conta que todos estamos sujeitos a um possível contágio da doença, é importante relembrar algumas práticas que nos ajudam a fortalecer o sistema imunitário.

Arejar os espaços, lavar frequentemente as mãos e usar um desinfetante sempre que necessário são algumas recomendações, mas há muitas outras que podemos adotar em prol de uma imunidade (capacidade do organismo de se defender de invasores, no caso vírus, bactérias ou fungos) mais forte.

5 cuidados a seguir na alimentação

Uma alimentação saudável e equilibrada é meio caminho andado para que o seu sistema imunitário seja mais forte. Comer frutas e legumes fortalece a sua imunidade, principalmente se estes forem biológicos. 

1. Opte por uma alimentação à base de produtos biológicos, com bastantes vegetais e sem alimentos processados;
2. Aumente o consumo de vitamina C para prevenir constipações, gripes ou outras perturbações respiratórias. Couves, salsa brócolos, couve-flor e papaia são otimas para o efeito;
3. Diminua a ingestão de alimentos pró-inflamatórios como o açúcar, o café, as bebidas alcoólicas e industrializadas, os produtos lácteos e as carnes processadas;
4. Favorecer a proliferação de microorganismos benéficos para o intestino. Faça-o através de alimentos não pasteurizados, fermentados naturalmente, sem açucares ou ácidos adicionados.
5. Fazer uso de plantas como a rais de ginseng ou cogumelos.

Veja outros cuidados a seguir aqui

Texto: Sofia Santos Cardoso e Inês Marques Fernandes; Fotos: DR

Siga a Nova Gente no Instagram