Nacional
Coronavírus

Avião que vai resgatar portugueses à China já partiu de Beja

Qui, 30/01/2020 - 11:05

O comandante Antonios Efthymiou, da Hi Fly, garante estar tudo preparado para a missão de repatriamento de cidadãos europeus desde Wuhan.

Está tudo preparado para dar início à missão de repatriamento de cidadãos europeus desde Wuhan, cidade chinesa onde surgiu o coronavírus.

«Está tudo preparado para a missão. Estamos prontos para ir e trazer as pessoas, portugueses incluídos», referiu Antonios Efthymiou, comandante da companhia aérea portuguesa Hi Fly, aos jornalistas no aeroporto de Beja.

Segundo o Portal de Notícias Impala, Antonios Efthymiou explicou que o voo parte esta quarta-feira, dia 30, para Paris, França, e sexta-feira, dia 31, viaja para Hanói, no Vietname. Seguirá depois para a China. «Depois disso, o avião ou volta para aqui [Beja] ou faz outra missão, depende», disse.

O comandante da Hi Fly indicou ainda que deverão ser repatriadas 350 pessoas, incluindo cidadãos portugueses.

17 cidadãos portugueses na China

Fonte europeia disse à agência Lusa que 17 cidadãos portugueses que estão na China — quase todos em Wuhan, na província de Hubei -, já pediram para deixar o país. Questionado sobre se a tripulação teve algum treino específico por causa do vírus, o comandante esclareceu que têm estado em contacto com o departamento médico da companhia e tiveram uma preparação especial nas instalações da empresa em Lisboa.

«Todas as precauções foram impostas pelas autoridades de aviação asiáticas. (…) Estamos prontos para partir. É uma missão humanitária e temos orgulho em trazer as pessoas de volta. Podia ser a nossa família», afirmou.

Quando questionado sobre se tem receio de fazer a missão, Antonios Efthymiou negou e disse «estar contente por fazer este voo e trazer as pessoas».

Leia mais aqui.

 

Texto: Marta Amorim, com Lusa; Fotos: Nuno Moreira

Siga a Nova Gente no Instagram