Saúde e Beleza
Como escolher a base ideal?

As dicas e os segredos que vão mudar a sua vida

Sex, 27/03/2020 - 08:00

A maquilhadora Susana Marques de Almeida, cronista da NOVA GENTE, ensina-a a escolher a base ideal para o seu tipo de pele.

Agora, numa abordagem mais imbricada na maquilhagem «pura e dura», vamos tentar «descomplicar» algumas questões que às vezes me colocam quando estou a trabalhar.

Existem dezenas de tipos de maquilhagem no mercado. A isso, acrescentam-se centenas de cores e efeitos, o que se pode revelar uma verdadeira «dor de cabeça» para quem pouco ou nada entende sobre este mundo. Assim, vamos descomplicar um bocadinho.

A escolha da base

A forma mais prática de escolher uma base para uma pele oleosa é optar por matte com bastante poder de cobertura. Para uma pele normal ou mista ou madura deverá optar por uma base mais luminosa, mais fluída e mais hidratante. A cobertura deverá ser moldável, tendo sempre um acabamento com tendência para o mais natural possível, ou seja, a base deverá ter uma cor muito idêntica à da sua pele.

Alerta-se que, para uma pele mais madura ou mais seca (desidratada), devem evitar-se bases pesadas. Ao contrário do que corre no conhecimento de senso-comum, as bases mais compactas, em vez de tapar imperfeições, irá fazer precisamente o contrário, dando um ar baço e descuidado.

Por último, quanto ao tema de bases, realço que os ‘bb creams’ continuam a ser um ‘must-have’ em qualquer ‘kit’ de maquilhagem para mulheres, já que é uma opção prática para quem queira atingir de forma rápida um aspeto minimamente cuidado ou até mesmo um efeito natural.

Como acertar na cor da base

Outro tema que levanta muitas dúvidas é a cor da maquilhagem. Quase todas as mulheres, quando se maquilham, tendem a optar por bases demasiado escuras. Esta situação é flagrante quando estamos no Inverno, como acontece por estes dias, já que a nossa pele atinge o tom mais pálido do ano.

Previne-se que o uso de uma base escura ou ‘bb cream 3’ ou ‘4’, tons mais escuros que o tom natural da pele, irá dar um acabamento demasiado artificial, alaranjado, o que não é de todo bonito e dá a entender que não está dentro daquilo que se considera «mínimo» no que toca a maquilhagem. 

Tendo conta tudo o que já foi descrito, opte por uma base com um tom mais natural possível, sempre de acordo com a cor natural da sua pele. Caso queira ainda ficar mais aprumada, aplique, no final da base, um pó translucido – este poderá dar-lhe um visual mais bronzeado em conjugação com um bronzer que é apenas aplicado nos contornos das maças do rosto, e linha do cabelo.

Se desejar um look mais fresco e inovador, finalize com um blush mais rosado, caso tenha uma tez mais clara, ou um blush coral, caso seja morena.

Vale a pena recordar que Susana Marques de Almeida está direto nas plataformas sociais da nossa revista todas as sexta-feiras, às 21h, para esclarecer todas as dúvidas sobre este mundo do embelezamento.

 

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Texto: Susana Marques de Almeida; Fotos:DR

Siga a Nova Gente no Instagram