Saúde e Beleza
Como Combater

A queda de cabelo

Sex, 07/05/2010 - 20:31

Quase sempre associado ao sexo masculino, afecta tanto homens como mulheres. Conheça melhor este problema.

A queda de cabelo afecta tanto mulheres como homens e pode ser traumatizante. Entre stress, alimentações desequilibradas ou problemas hormonais reside a causa. Mas pode ter solução. No âmbito do Mês da Queda de Cabelo, em Maio, o especialista dr. Pedro Perneta Pires falou sobre o problema.

“Pode vir de uma questão genética, até questões psicológicas onde pode ocorrer uma queda de cabelo total ou parcial (alopecias areatas). Existem também alopecias devidas a questões hormonais, tais como a gravidez e a menopausa. Além disto, dietas altamente restritivas e pouco equilibradas poderão enfraquecer o cabelo.”

Evitar
Exposição excessiva ao sol (raios UV)
Água quente
Agressões químicas (frizagem, desfrizagem, descoloração)
Secador

Tipos
Existe uma queda fisiológica de cabelo, que se pode considerar normal, assim como o enfraquecimento do mesmo. “Isto acontece com o avançar das idades e com questões hormonais, tanto nos homens, como nas mulheres. Quando se torna mais evidente, ou começa a provocar situações de baixa estima pessoal, poderemos considerar um problema de gravidade superior. Em casos graves, o cabelo poderá cair todo em apenas alguns dias. Nesta fase, a queda está instalada, mas ocorre abruptamente.”
Quem afecta
Todos nós perdemos até um número fisiológico de cabelos diariamente, mas há que ter atenção quando “fica um maior número na almofada, no pente ou no duche. No caso das senhoras, observa­-se uma miniaturização do cabelo, tornando­-se este mais difuso e menos denso, vendo­-se o couro cabeludo. Já no caso dos homens, as entradas cada vez maiores são um dos primeiros sinais visíveis”. 

Como tratar
A maior parte não tem tratamento. “Mas uma pessoa com calvície pode fazer um transplante de cabelo. Esta é uma das opções, mas existem também alguns medicamentos que podem provocar o crescimento do cabelo numa percentagem reduzida de pessoas, ou ainda a toma regular de suplementos para reforçar o folículo capilar como forma de prevenir, assim como de fortalecer o cabelo que nasce após a queda.”

Como evitar
Para evitar a queda de cabelo, pode adoptar medidas preventivas.“ Há várias coisas que se pode fazer para combater a queda de cabelo: utilizar produtos de bases lavantes suaves e, como tal, que não sejam agressivos para o couro cabeludo e que também não danifiquem a fibra capilar, deve adoptar uma alimentação correcta, equilibrada e variada, ou pode ainda tomar um suplemento, que, em alguns meses do ano, poderá fortalecer o cabelo e assim torná­-lo menos propenso à queda.”
 

Siga a Nova Gente no Instagram


NG top