Nacional
Cláudia Vieira

Vídeo de Caetana com cadela derrete fãs. Eis os benefícios de crescer com cães

Qua, 17/06/2020 - 19:00

Cláudia Vieira partilhou um vídeo amoroso de Caetana com um dos seus cães e derreteu milhares de corações. A NOVA GENTE diz-lhe que benefícios traz a uma criança crescer com cães.

Cláudia Vieira derrete coração há seis meses e meio, desde o nascimento da pequena Caetana. Esta terça-feira, 16 de junho, a atriz partilhou um vídeo absolutamente amoroso da filha mais nova com um dos cães da família.

«Que interação boa... Humm... Devagarinho, filha, festinha, assim, só festinha. Tão bom, festinha na Caya. Que delícia», diz a atriz no vídeo publicado no Instagram, mostrando-se rendida ao cenário que filma.

Crescer com animais tem muitos benefícios para as crianças e Cláudia Vieira é um bom exemplo disso. Sempre que pode partilha com os fãs o carinho que as filhas, Caetana, de seis meses e meio, e Maria, de 10 anos, têm pelos labradores Caya e Yoshi.

Veja o vídeo e derreta-se:

Ter um cão torna as crianças mais saudáveis

Em 2017, um estudo realizado por uma universidade do Canadá comprovou que os cães reforçam o sistema imunológico dos bebés e diminui o risco de desenvolverem doenças alérgicas, para além de os protegerem da obesidade. Os cientistas analisaram dados de 700 bebés, sendo que 46 por cento deles conviveram com pelo menos um cão desde a barriga da mãe (nos últimos seis meses de gestação) até os três meses após o nascimento.

Vários estudos já tinham comprovado que o convívio das crianças com cães, ou cachorros, é benéfico para evitar dermatites e asma, para além de as deixar mais ativas e menos ansiosas.

Crianças que vivem com cães são mais responsáveis e autoconfiantes

O cão é um dos animais que mais promove a interação com as crianças, sobretudo porque está sempre a pedir carinho e atenção. Isso faz com que os miúdos exercitem a capacidade de interpretar diversos tipos de linguagem. Exige cuidados frequentes, como banhos, passeios e alimentação diária, o que ajuda a aguçar o senso de responsabilidade das crianças.

Ter um animal de estimação estimula a autoconfiança da criança, a preocupação e o cuidado com o outro, tornando-as mais afetuosas, altruístas e socialmente abertas às necessidades alheias. Torna-as também mais responsáveis e sensíveis.

Rafeiros, beagles, cockers, boxers, golden retrievers e labradores são raças mais robustas e amigáveis e, por isso, indicadas para todas as crianças, especialmente as mais pequenas, na faixa dos três ou quatro anos.

Já os animais que têm menos de um quilo e meio, são muito frágeis, ou os de grande porte não são uma boa opção para crianças até essa idade.

Regras a ter em conta

  •     Ensine o seu filho a não beijar o animal e a manter uma certa distância do nariz e da boca.
  •     Ensine a criança a lavar as mãos depois de brincar com o animal, principalmente antes de comer.
  •     Os vermes e as pulgas são facilmente tratados com vermífugos e remédios.
  •     Se o animal ficar doente, com alguma infeção ou doença de pele, afaste-o da criança até que o tratamento esteja concluído.
  •     Desde o primeiro dia, diga ao seu filho que o animal não deve ficar na cama e faça-o ensinar essa regra ao animal.
  •     Tenha as vacinas do seu animal sempre em dia.

 

Texto: Filipa Rosa; Fotos: Reprodução Instagram

 

Siga a Nova Gente no Instagram