Sabores
Clara

Aromas portugueses

Seg, 27/02/2012 - 16:21

Aberto deste 1979, o restaurante Clara é uma referência da gastronomia portuguesa, no coração da mais bela e antiga Lisboa.

À frente do restaurante Clara desde 1994 (aberto ao público 15 anos antes), Célia Pimpista e o pai, Francisco António Pimpista, gerem uma das pérolas da restauração da capital.

Interessados em dar a conhecer aos visitantes a atmosfera do século XVIII, esta sociedade familiar – que também gere a Confeitaria Imperial – manteve a arquitetura original do edifício, aliando pormenores de modernidade. Uma paixão que, para Célia, se revela gratificante pelos momentos proporcionados aos clientes: “O espaço tem um jardim muito grande, na sala há uma grande vidraça que permite ter muita luz natural e, quando se entra, devido às pinturas na parede e aos objetos de decoração, somos transportados para outra época.”

No entanto, não só de história e antiguidade é feito o restaurante Clara, cujo carácter também se reflete nos pratos servidos. “A nossa cozinha é a tradicional portuguesa, mas também há cozinha de autor e cozinha de sala” acrescenta, dizendo que há pratos, como a sopa de morango, “que são elaborados pelo chef de sala, à frente dos clientes”. Perante o calor intimista da lareira, poderá reservar uma sala para uma ocasião privada – casamento, batizado, aniversário ou até divórcio – e deixar o paladar liderar o seu espírito, enriquecido pelo travo intenso de um vinho tinto.

Restaurante Clara
Morada:
Campo Mártires da Pátria, n.º 49, 1150-225 Lisboa
Telefone: +351 218 853 053
Fax: +351 218 852 082
Site: www.lisboa-clara.pt
E-mail: [email protected]
Horário: De 2.ª a 6.ª, das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 23h30. Encerra sábado ao almoço e domingo, todo o dia.
Preço médio por pessoa: 30 euros

Sugestão do chef

Novilho com farinheira

Ingredientes: 450 g de lombo de novilho, 400 g de espinafres, 6 batatas, tomate cherry, 50 g de farinheira, 200 ml de natas, 100 ml de caldo de carne demi glace, 1 colher de banha de porco, sal e pimenta q.b.
Preparação: Num sauté, coloque a banha e os medalhões durante alguns minutos, até alourar, e reserve. Coloque a farinheira, o caldo de carne e as natas e misture tudo até o molho estar ligado e cremoso. A seguir, volte a colocar os medalhões. Depois coloque a batata num sauté com azeite, alho e alecrim até alourar. Coza os espinafres e triture-os. Junte alho, azeite e natas. Misture até ficar homogéneo. Retifique sempre os temperos. Sirva com batata e esparregado.

Siga a Nova Gente no Instagram