Saúde e Beleza
Cistite

A infecção urinária relacionada com a actividade sexual

Seg, 01/04/2019 - 08:00

A cistite pós coito ou “cistite da Lua de Mel” é a infecção urinária que surge nas primeiras 24h a 48h após o acto sexual.

Artigo de opinião

Por Ana Candeias - Assistente Hospitalar de Ginecologia e Obstetricia

A cistite pós coito ou “cistite da Lua de Mel” não é uma infecção sexualmente transmitida, nem está relacionada com má higiene.

A actividade sexual facilita a ocorrência da infecção urinária, apesar de não ser a causa directa.

A cistite (infecção da bexiga) e a uretrite (infecção da uretra) surgem frequentemente associadas e devem-se à colonização do trato uroginecológico por bactérias do intestino.

A bactéria mais frequente é a Escherichia Coli, vulgarmente conhecida por Colibacilo. Esta bactéria habita naturalmente o intestino sem provocar doença, mas fora do seu habitat pode ser muito agressiva.

Também podem ocorrer infecções urinárias por outras bactérias intestinais, nomeadamente por Proteus mirabilis, Klebsiella pneumoniae e Enterococos.

O mecanismo mais provável  é a fricção que ocorre durante o acto sexual,  que arrasta e facilita a entrada das bactérias na uretra.

As mulheres têm mais infecções urinárias do que os homens, dado a proximidade anatómica do anus e o tamanho da uretra  mais curto, sendo por isso menor o trajecto a percorrer pelas bactérias até chegar à bexiga.

Nas mulheres com  infecções urinárias de repetição associadas ao coito, aconselha-se a profilaxia com antibiótico em baixa dosagem e dose única após cada acto sexual.

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depende do volume das mensagens recebidas dos leitores.

Ana Candeias - Assistente Hospitalar de Ginecologia e Obstetricia

Siga a Nova Gente no Instagram