Saúde e Beleza
Cirurgia Estética

Por que é que algumas pessoas mantêm os procedimentos estéticos em segredo?

Sex, 03/05/2019 - 08:00

Se a pessoa não se sente confiante com o seu próprio corpo, deve fazer o que estiver ao seu alcance para se sentir confortável. Sem receios, sem preconceitos e sem vergonha. Afinal, tratarmos de nós próprios é sinal de amor próprio.

Artigo de opinião

Por Tiago Baptista Fernandes - Cirurgião Plástico

Cuidar da nossa saúde implica, entre outras coisas, tratarmos da nossa autoestima. Por sua vez, o desejo, ou a necessidade, de realizar um procedimento estético, ou reconstrutivo, para alterar a aparência ou o formato do corpo está relacionado diretamente com a autoestima.

E a autoestima é tão importante para o ser humano – mulheres e homens – quanto o é a alimentação saudável, a prática de exercício físico ou a ausência de doenças. 

Não obstante as mais variadas contribuições positivas que a cirurgia plástica contempla para a autoestima de qualquer pessoa, há uma pergunta que se mantém: por que razão continuam algumas mulheres, ou homens, com receio em admitir que realizaram um procedimento estético? A resposta está longe de ser simples, sendo até bastante complexa.

A verdade é alguém que recorre a procedimentos estéticos ou reconstrutivos é, muitas vezes, percecionado depreciativamente pelos outros como sendo “vaidoso”, “supérfluo” ou “artificial”, o que não poderia estar mais longe da verdade. O receio de serem criticados do ponto de vista moral, leva a que muitos homens e mulheres escondam, ou não admitam, que realizaram uma cirurgia estética ou reconstrutiva.

Este paradigma precisa de ser alterado. Uma mãe que ficou com a barriga flácida após a gravidez, uma rapariga cujo peito não desenvolveu o suficiente, ou um homem que ficou com excesso de pele no corpo após um emagrecimento excessivo, que condicionam as suas atividades diárias por não se sentirem confiantes com a aparência, merecem todo o empenho e dedicação da minha equipa para se voltarem a sentir confortáveis.

E estes motivos são igualmente válidos e legítimos aos de qualquer outra pessoa que realiza uma cirurgia estética ou reconstrutiva. 

Sentirmo-nos bem com o nosso corpo é uma necessidade saudável de melhorar a autoestima e, consequentemente, o bem-estar psicológico e a nossa saúde. 

Se a pessoa não se sente confiante com o seu próprio corpo, deve fazer o que estiver ao seu alcance para se sentir confortável. Sem receios, sem preconceitos e sem vergonha. Afinal, tratarmos de nós próprios é sinal de amor próprio. 

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depende do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Tiago Baptista Fernandes - Cirurgião Plástico - Fundador da Up Clinic

Siga a Nova Gente no Instagram