Saúde e Beleza
Cirurgia Estética

Passos para escolher o melhor cirurgião plástico

Sáb, 02/02/2019 - 09:00

O processo de escolha de um cirurgião plástico deve obedecer a determinados critérios para que possa fazer a melhor escolha.

Artigo de opinião

Por Tiago Baptista Fernandes - Cirurgião Plástico

1) Consulte a especialidade do médico no site da Ordem dos Médicos

No site da Ordem dos médicos poderá procurar o médico pelo nome e verificar se tem a especialidade de cirurgia plástica. 
Um cirurgião plástico tem uma formação de 6 anos de medicina, 2 anos de internato geral (rotação por várias especialidades) e 6 anos de cirurgia plástica.

Em nome da segurança é fundamental que os procedimentos de Cirurgia Plástica sejam realizados por cirurgiões plásticos, e apenas por estes, devidamente treinados e qualificados para fazer os procedimentos da especialidade. 

2) Consultar o CV do cirurgião

Conheça o percurso do cirurgião. Leia o seu CV e perceba quais as especializações realizadas e qual o âmbito dos procedimentos que procurou especializar-se. A ciência está em constante evolução e nesta área como em tantas outras é fundamental a formação constante. 

3) Procure reviews e testemunhos

Pesquise o que se diz na internet sobre o médico. Mesmo descontando possíveis haters ou reviews falsos, a maioria serão verdadeiros. Pesquise no Google e no Facebook para perceber o que outras pessoas dizem sobre o médico.

4) Agende uma consulta

Vá a uma consulta e perceba a empatia que tem com o médico. A qualidade da relação médico paciente deve ser baseado na honestidade e deverá ser alertada para os riscos de um procedimento.

Peça para ver casos de outras pacientes semelhantes e perceba com o cirurgião plástico se a sua expectativa é realista. Tome atenção como é atendida desde o momento que agendou consulta e na clínica e qual o espírito de equipa que reina na clínica. 

Assim, escolha quem lhe transmitir a confiança necessária para realizar o seu sonho. E se não gostar da consulta, do cirurgião, ou simplesmente não sentiu empatia, não há problema. Tem mais 300 opções, aproximadamente, em Portugal. 

 

Tiago Baptista Fernandes - Cirurgião Plástico -  Instituto Português de Cirurgia Plástica

Siga a Nova Gente no Instagram