Saúde e Beleza
Cirurgia Estética

Orelhas de abano - Há solução?

Sex, 11/10/2019 - 08:00

Os defeitos na estrutura da orelha são uma deformidade congénita, isto é, estão presentes desde a altura do nascimento, sendo que se tornam visíveis e, por vezes, bastante proeminentes com o desenvolvimento do indivíduo.

Artigo de opinião

Por Dr. David Rasteiro - Cirurgião Plástico

Os defeitos na estrutura da orelha podem, naturalmente, ter efeitos negativos a nível da autoestima e autoconfiança e é por este motivo que a maioria das pessoas recorre à cirurgia plástica.

O procedimento cirúrgico que tem como finalidade melhorar a forma, posição ou proporção da orelha denomina-se de Otoplastia. Os casos mais frequentes que recorrem à minha consulta e à Up Clinic são as orelhas salientes ou vulgarmente denominadas por “orelhas de abano”.

As crianças a partir dos cinco, sete anos já poderão realizar esta cirurgia, uma vez que, nesta idade, a cartilagem da orelha já atingiu o seu tamanho máximo. É um procedimento relativamente simples e não acarreta grandes riscos, pelo que pode ser realizada em crianças, adolescentes e adultos.

A Otoplastia tem uma duração de cerca de duas horas e a é realizada com anestesia local excepto em crianças.

É um procedimento rápido e acessível, que não requer internamento.

A recuperação é bastante rápida, dado que os pacientes poderão retomar as suas atividades profissionais logo no dia seguinte, desde que utilizem uma fita a proteger as orelhas.

No entanto, isto não significa que não possam existir alguns cuidados de pós-operatório; na verdade, é recomendado utilizar a banda de compressão elástica na zona operada consoante a prescrição médica e evitar exercício físico intenso durante o período indicado pelo cirurgião plástico. É fundamental seguir todas as recomendações médicas.

Situada na zona posterior da orelha, a cicatriz é praticamente impercetível, porém também requer alguns cuidados com vista a potenciar a sua cicatrização máxima.

Considero que o resultado – que poderá ser visível entre duas semanas a um mês – consegue ser muito gratificante, na medida em que tem um benefício bastante significativo na autoestima do paciente. 

Para mais informações enviem as vossas questões para o email abaixo e terei todo o gosto de responder. 

 

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail saude.novagente@worldimpalanet.com poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depende do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Dr. David Rasteiro - Cirurgião Plástico - Up Clinic

Siga a Nova Gente no Instagram